A ideia de trabalhar a partir do conforto das nossas casas não é nova, mas tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, com cada vez mais profissionais em Portugal e no mundo a exercer atividade em regime de teletrabalho total ou parcial. Apesar dos múltiplos benefícios que este regime traz, existe um importante fator que não pode ser descurado, nomeadamente o aumento do consumo energético na sua residência.
Se é um empreendedor ou trabalhador por conta de outrem, são várias as medidas que pode adotar para poupar energia no verão e transformar a sua casa num ambiente de trabalho mais eficiente e sustentável. Confira neste artigo as dez dicas para poupar energia em teletrabalho no verão.
Aproveitar ao máximo a luz natural ou optar por instalar tomadas inteligentes na sua casa são apenas algumas das opções para reduzir o consumo e aumentar a eficiência energética na sua residência, particularmente durante o teletrabalho. Veja a lista completa de sugestões em baixo.
Em primeiro lugar, verifique se a sua casa está devidamente isolada e, caso necessário, instale isoladores térmicos nas janelas e portas para impedir a entrada de ar quente. O isolamento adequado ajuda a manter a temperatura estável, reduzindo a necessidade de recorrer a equipamentos de climatização como o ar condicionado ou a ventoinha nas horas de maior calor.
O local que escolher para usar como o seu escritório em casa pode ajudá-lo a reduzir significativamente o consumo energético, sobretudo se for um local cómodo e bem iluminado. Certifique-se de que mantém as cortinas e/ou as persianas abertas para deixar entrar a luz natural durante o horário de trabalho. Ao aproveitar ao máximo a luz natural, não só consegue poupar energia, mas também criar um ambiente mais agradável e saudável.
Se, por algum motivo, for impossível aproveitar a luz natural durante o dia, pode optar por instalar lâmpadas LED. Ao contrário das lâmpadas fluorescentes ou incandescentes convencionais, as lâmpadas LED consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa.
Sabia que ao evitar o consumo silencioso (stand-by) ou fantasma (off-mode) dos seus aparelhos eletrónicos pode poupar até 11% na sua fatura de eletricidade? Ainda que não consumam tanto como quando estão em uso, os aparelhos desligados via comando remoto, mas que ainda se encontrem ligados à tomada, podem acarretar consumos de energia desnecessários. Para garantir que evita essas situações, só tem de desligar os aparelhos através do respetivo botão ou através de uma tomada com um interruptor de ligar/desligar.
Ao adquirir novos aparelhos eletrónicos para o seu escritório em casa, verifique a etiqueta de eficiência energética dos mesmos. O mais aconselhável é comprar aparelhos com uma certificação energética igual ou superior a B, pois estes desempenham a mesma função, mas consomem menos energia e trazem benefícios a longo prazo.
O modo de poupança de energia dos aparelhos eletrónicos como computadores e monitores permite minimizar o consumo de energia quando não são utilizados. Configure essa opção e comece a poupar energia sempre que possível.
Se utiliza um portátil para trabalhar, considere adquirir uma base de refrigeração para assegurar a circulação de ar, evitar o sobreaquecimento e prolongar a vida útil do aparelho.
Utilizar tomadas inteligentes é, também, uma boa forma de economizar energia. Estas tomadas permitem-lhe não só definir quanto tempo quer que determinado aparelho eletrónico esteja ligado ou desligado, mas também monitorizar o consumo energético diretamente do seu smartphone. E caso se tenha esquecido de desligar o seu aparelho eletrónico, com estas tomadas pode fazê-lo remotamente.
Analise as diferentes tarifas de eletricidade e os ciclos horários oferecidos pelos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol, e selecionar aquela que melhor se adequa ao seu consumo, é ‘meio caminho andado’ para conseguir uma poupança efetiva na fatura de energia.
Se, para além de economizar energia, estiver interessado em contribuir para a sustentabilidade do planeta, considere investir em energias renováveis. Pode optar por instalar na sua casa um sistema de autoconsumo de energia, como os painéis solares.
O teletrabalho veio revolucionar o nosso dia a dia, oferecendo uma maior facilidade em conciliar a vida pessoal com a profissional. No entanto, com o aumento do número de horas que passamos em casa aumentam também os custos da eletricidade. Se trabalhar a partir de casa, aplique as 10 dicas mencionadas acima para poupar energia no verão e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto na sua carteira e no planeta.