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Combustíveis aditivados: tudo o que precisa de saber

O debate não é novo, muito menos unânime. Muitas pessoas acreditam que não existe diferença entre os combustíveis simples e os combustíveis aditivados, apenas no preço, onde, normalmente, os segundos são mais caros.

Todavia, existem diferenças entre ambos os combustíveis e esta diferença até é reforçada com expressões usuais, do género: “quero combustível do melhor”. Neste artigo, vamos explicar as principais vantagens dos combustíveis aditivados e o que os torna “melhores”, aproveitando para desmistificar algumas ideias pré-concebidas.

Combustíveis aditivados: o que são e como funcionam?

 

Os combustíveis considerados aditivados, como o próprio nome indica, contêm mais aditivos do que os combustíveis simples. Ou seja, substâncias extras na sua composição, que lhes conferem caraterísticas distintas. Estes últimos também têm aditivos, porém em pequenas proporções, de maneira a cumprir os requisitos ambientais.

Não obstante, mesmo dentro dos combustíveis aditivados, existem diferenças, principalmente entre as marcas. Em comum, todos eles permitem uma combustão mais eficiente: maior limpeza dos injetores, das válvulas e do depósito e uma melhor lubrificação do sistema de injeção.

Apesar de comprovadas as vantagens, e segundo a decreto de Lei nº. 6/2015, todos os postos de abastecimento são obrigados a "comercializar combustíveis simples - gasolina e gasóleo rodoviários", o que quer dizer que todos os postos de abastecimento têm de disponibilizar este produto aos seus Clientes.

Por conseguinte, no momento de atestar, os combustíveis aditivados estão identificados, por forma a diferenciá-los dos combustíveis simples. Em função do posto de abastecimento, têm nomenclaturas distintas. Na Repsol, são identificados com o nome Neotech.

Principais vantagens dos combustíveis aditivados

 

Como mencionamos, mesmo na categoria dos combustíveis aditivados, nem todos têm as mesmas especificidades e valências. A Repsol desenvolveu um aditivo multifuncional exclusivo que inclui diversos componentes melhoradores:

  1. Desastivador de metais. Protege o combustível da presença de metais. Este aditivo, cuja incorporação está patenteada pela Repsol, impede que iões metálicos iniciem e catalisem a oxidação do combustível, evitando, assim, a formação de partículas insolúveis.
  2. Detergente. Limpa o sistema de alimentação e injeção dos combustíveis. Mantém dispersas as partículas insolúveis, evitando a aglomeração e deposição.
  3. Demulsificante. Protege o combustível do contacto com a água. Facilita a separação do gasóleo com a água, que poderá ocorrer por efeito da condensação no armazenamento, assegurando, desta forma, um abastecimento livre de água.
  4. Inibidor de corrosão. Inibe a ferrugem. Minimiza o risco de corrosão nos circuitos de abastecimento e injeção de combustível.
  5. Previne o envelhecimento do combustível, mediante componentes que controlam a sua oxidação natural. Os componentes antioxidantes presentes no aditivo multifuncional do Repsol Diesel e+, por exemplo, evitam que se iniciem as reações de oxidação do gasóleo, mantendo a estabilidade do gasóleo e evitando a sua oxidação e formação de partículas insolúveis.
  6. Antiespuma. Permite o enchimento mais eficiente do depósito. Evita a formação de espuma durante o reabastecimento, resultando em tempos de reabastecimento mais curtos, bem como enchimento mais rápido, completo e sem salpicos.

Os combustíveis Neotech da Repsol superam as especificações da quinta e máxima categoria do Worldwide Fuel Charter - um relatório elaborado pelos mais prestigiados fabricantes de veículos e motores a nível mundial com os requisitos que devem cumprir os melhores gasóleos e gasolinas de automoção.

Os mitos e verdades sobre combustíveis aditivados que precisa conhecer

 

Apesar da documentação e verificação científica da qualidade dos combustíveis, existem alguns mitos difundidos sobre os combustíveis aditivados. Vamos, então, desmistificar alguns dos mitos sobre estes combustíveis.


Os combustíveis são todos iguais

Falso. Como já referimos, os combustíveis não são todos iguais. Fruto de muitos anos de investigação e desenvolvimento, os combustíveis aditivados distinguem-se pela sua qualidade e capacidade de aumentar a longevidade do motor, diminuir as emissões e melhorar a qualidade da condução.

Os combustíveis vêm todos da mesma refinaria

Falso. De facto, em Portugal, uma vez que só existe uma refinaria, muito do combustível que abastece o mercado nacional advém desta infraestrutura. Porém, e uma vez que existem outras empresas com acesso a infraestruturas internacionais, não tem necessariamente de ser assim. Para além disso, o processo de aditivação do combustível é realizado autonomamente, por cada empresa, seguindo os seus padrões de qualidade e exigência.

Os combustíveis aditivados aumentam a longevidade do motor

Verdadeiro. No caso da Repsol, a fórmula Neotech, patenteada pela Repsol, consegue neutralizar a aceleração da oxidação do gasóleo e, assim, retardar o envelhecimento do motor. Têm um sistema desativador de metais, uma patente exclusiva da Repsol, que consegue neutralizar os metais que aceleram a oxidação do produto.

Os combustíveis aditivados dão para mais quilómetros

Esta afirmação terá de ser abordada numa ótica mais alargada e com um total enquadramento. Um motor de um veículo nas suas prestações iniciais tem um tipo de consumo diferente, mais eficiente em todo o processo de combustão. Ora, uma das caraterísticas, por exemplo, dos combustíveis Repsol Neotech é a de que limpam o sistema de alimentação e injeção dos combustíveis. Mantêm dispersas as partículas insolúveis, evitando aglomeração e deposição.

Para além disso, devido ao elevado número de Cetano, permitem uma ignição mais rápida, ao melhorar a autoinflamação, e um melhor arranque a frio. Por conseguinte, se fizermos uma análise mais geral, e uma vez que este tipo de combustível preserva as prestações do motor, a resposta é sim. Verdadeiro.

Os combustíveis aditivados dão mais potência

Falso. Também aqui devemos evitar a generalização, porém, é importante enaltecer que os combustíveis aditivados não dão, per se, mais potência aos veículos. O combustível aditivado ajuda a limpar o sistema de injeção do motor, o que facilita a sua limpeza e o bom funcionamento. Esta limpeza ajuda à recuperação do desempenho do veículo, mas não aumenta a potência do motor.

De facto, são muitas as vantagens dos combustíveis aditivados. No caso da Repsol, são o resultado de vários anos de investigação e desenvolvimento contínuo. Mais de 200 cientistas e investigadores do Laboratório de Tecnologia Repsol trabalham, numa base diária, para oferecer aos Cliente da Repsol a melhor energia para os seus veículos.