Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
Painéis solares para varandas: guia completo e informações essenciais

Painéis solares para varandas: guia completo e informações essenciais  

O interesse pelo autoconsumo e produção própria de eletricidade recorrendo à energia solar continua a crescer. No entanto, quem vive num apartamento apenas tem duas opções: construir um parque solar em zonas comuns ou instalar um painel solar na varanda apartamento

Nas cidades mais urbanas, o espaço é mais diminuto, o que leva muitas pessoas a escolher opções alternativas para produzir a sua própria eletricidade, mas numa ótica de autoconsumo, do que propriamente com o objetivo de vende do excedente.  

Mesmo sem um grande terreno na sua casa, é possível instalar painéis solares, e é o que vamos explicar neste artigo.

Porque instalar painéis solares na varanda? 

 

Começamos este guia a enumerar as várias vantagens dos painéis solares na varanda. Se viver num apartamento, as suas opções são mais limitadas, é um facto. Não obstante, os modelos mais recentes vêm preparados com o designado kit painel solar varanda. Desta forma, a sua instalação é mais rápida e pode começar logo a usufruir de todas as vantagens que proporcionam. Ora vejamos as vantagens desta solução.

Produzir a própria energia

Produzir a sua própria energia é uma vantagem intrínseca às restantes que indicamos. É uma forma de saber exatamente de onde vem a energia que consome. Além disso, os painéis solares na varanda podem valorizar o seu imóvel quando o quiser vender. Como falamos de uma solução bastante prática, se viver num apartamento alugado, pode os levar consigo para a sua próxima habitação. 

Ser mais sustentável

A energia solar não polui e é 100% renovável. Ao produzir a sua própria energia através dos painéis solares na varanda, está a adotar hábitos mais sustentáveis. Nos tempos em que vivemos, as consequências da crise climática são cada vez mais evidentes. Por isso, é ótimo que adote soluções que reduzem a sua pegada ecológica e protejam o meio ambiente. 

Poupar na fatura de energia

Uma das principais vantagens de produzir a própria energia é a poupança na fatura de eletricidade. Isto é uma parte importante nos dias que correm e pode significar um desconto significativo na energia consumida. Estima-se que esta poupança reduza a sua fatura de eletricidade até cerca de 20%. Este número pode ainda aumentar se, com os painéis solares na varanda, investir também numa bateria para armazenar a energia produzida e recorrer, por exemplo, a uma tarifa de eletricidade 100% indexada, como o Plano Leve Sem Mais da Repsol, uma vez que ao contrário de outras tarifas indexadas, pode aproveitar as horas em que a eletricidade é mais barata, por exemplo, no período da noite, em que os painéis solares não produzem energia. 

Usufruir de incentivos

Os painéis solares na varanda são um grande investimento. No entanto, está a fazer uma melhoria nos seus equipamentos para tornar a sua casa mais eficiente. Como tal, pode diminuir este investimento inicial com os incentivos do Fundo Ambiental. Através deste apoio, estes equipamentos têm uma taxa de comparticipação de 85% e o reembolso pode ir até aos 2500€

O que é necessário para a sua instalação? 

 

Os painéis solares na varanda foram desenhados para serem uma solução moderna, sendo mais leves e flexíveis. No entanto, não deixam de estar instalados num espaço reduzido, a sua varanda, que por muito grande que seja não tem o espaço de, por exemplo, um telhado. Por isso, há várias condicionantes com um impacto direto para conseguir produzir energia através destes painéis fotovoltaicos.

Espaço mínimo

Esta deve ser, provavelmente, a primeira condicionante em que pensa quando falamos de painéis solares na varanda. Temos uma ideia pré-concebida de que precisam de um espaço grande, como um telhado, para serem instalados. É verdade que quantos mais painéis fotovoltaicos tiver, mais energia irá produzir. Contudo, as novas tecnologias estão desenvolvidas para poderem ser instaladas num espaço reduzido. Só necessita de garantir, no mínimo, 2,5 metros de comprimento. 

Exposição solar

Estes equipamentos só produzem energia se tiverem uma exposição solar prolongada. Por isso, certifique-se que a sua varanda está prolongadamente ao sol e que a sombra é mínima. Isto vai garantir que a produção seja o mais otimizada possível. Se produzir uma elevada quantidade de energia, conseguirá um retorno mais rápido do investimento. Pode ter também atenção à orientação da sua varanda e da instalação, sendo as mais indicadas a sul, este ou oeste. 

Ligação a uma tomada

Os kits de painéis solares para a varanda vêm já praticamente prontos a usar. No entanto, para funcionarem, precisa de garantir que o sistema solar pode ligar-se diretamente a uma tomada na varanda. Esta pode ser interior ou exterior, logo deve ter ligação ao local onde vai colocar estes equipamentos. 

Então, não é preciso ter autorização do condomínio? 

 

Uma das grandes vantagens proporcionada pelos painéis solares na varanda é não precisar de pedir autorização para os instalar. Esta aprovação é obrigatória quando falamos sobre a instalação dos painéis fotovoltaicos em zonas comuns, como o telhado. No entanto, está a colocar equipamentos no espaço da sua fração, neste caso, na sua varanda. Por isso, não necessita do aval de vizinhos ou do condomínio.

Posso instalar sem apoio de um especialista um painel solar na varanda? 

 

Mesmo com os kits de painéis voltaicos para as varandas quase prontos a instalar, aconselhamos que peça orientação a técnicos especializados. Isto porque pode pedir uma opinião e expor todas as suas dúvidas antes de fazer a compra. Além disso, um especialista dá-lhe uma maior garantia quanto à qualidade da instalação e o cumprimento das obrigações legais. Por isso, deve sempre procurar o apoio de profissionais qualificados para garantir que tudo fica ligado corretamente e que cuidados deve seguir para a sua manutenção.

Como evidenciamos, com uma varanda poderá começar a produzir a sua própria energia. Poderá ser, aliás, um primeiro passo para um investimento maior no futuro, de maneira a tomar decisões mais acertadas. E por falar em decisões acertadas, os Planos de Eletricidade e Gás da Repsol podem proporcionar-lhe uma poupança em toda a energia, não apenas no kWh, mas também em outras energias que são essenciais para o seu dia a dia.