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Compensa importar carros? Resolvemos todas as dúvidas  

carros importados

Comprar um carro importado pode parecer uma ideia aliciante pelas potenciais vantagens em termos económicos ou pela variedade de modelos disponíveis. No entanto, é importante lembrar que o processo de legalização de um carro importado em Portugal envolve várias etapas e custos que devem ser bem compreendidos.

Neste artigo, apresentamos os procedimentos necessários para legalizar um carro importado para que possa avaliar os benefícios e os custos antes de tomar uma decisão. 

 

Os carros importados são mais baratos? 

A decisão de comprar um carro importado, tanto novo como usado, é, normalmente, motivada por dois fatores: maior variedade de modelos comercializados e preços de aquisição mais competitivos. Em Portugal, um dos países da União Europeia onde os preços dos carros são mais elevados, é muito comum encontrar carros importados devido a políticas fiscais menos restritivas noutros países, o que permite preços mais vantajosos.

No entanto,  compra de um carro importado tem custos associados, incluindo o transporte até Portugal, inspeções técnicas, taxas administrativas e o pagamento de impostos. Ou seja, embora os preços de aquisição no estrangeiro possam ser atrativos, o custo total de legalização pode anular parte da poupança prevista inicialmente.

 

Qual o custo da legalização em Portugal? 

O processo de legalização de um carro importado em Portugal tem custos fixos e variáveis, desde o registo de matrícula até ao pagamento dos impostos.
Nos custos fixos, importa ter em mente os seguintes valores aproximados (em 2025): 

  • Certificado de Conformidade (COC): a partir de 180 euros. Este certificado deve ser emitido pelo fabricante do automóvel e pode ser pedido por si diretamente ou pode recorrer a empresas, muitas delas online, que disponibilizam este serviço. O seu preço é variável.
  • Documento Único Automóvel (DUA): 30 euros. Pode ser pedido online ou presencialmente. Saiba mais no site do Ministério da Justiça.
  • Inspeção tipo B (atribuição de matrícula): 91,48 euros para veículos ligeiros / 45,74 euros para motociclos.
  • Registo automóvel: 55,30 euros se for realizado no prazo legal. 120,30 euros após o prazo legal (60 dias). Se o serviço for realizado online tem um desconto de 15% relativamente ao valor atual cobrado em qualquer conservatória de registo de automóveis.

Os custos variáveis dependem do veículo: 

  • Imposto Sobre Veículos (ISV): pago uma única vez, calculado com base na cilindrada, tipo de combustível e emissões de CO₂. Pode simular o valor no Portal das Finanças. 
  • Imposto Único de Circulação (IUC): dpago anualmente, varia consoante a cilindrada e as emissões de CO₂. Saiba mais
  • Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA): para carros importados de dentro da União Europeia paga-se IVA em Portugal se o carro tiver menos de 6 meses ou menos de 6000 km e tem-se o direito a receber o reembolso do IVA pago no país de origem. Nos outros casos, não há mais IVA a pagar. Se o veículo é importado de fora da União Europeia, há sempre lugar ao pagamento do IVA e de impostos aduaneiros.
  • Transporte: dependerá do método e país de origem (por camião, navio ou condução própria).

 

5 passos que deverá seguir para legalizar um carro importado em Portugal 


Antes de iniciar o processo, deve garantir que tem consigo a documentação obrigatória: fatura ou declaração de venda, o DUA do país de origem e o COC emitido pelo fabricante.

 

1. Levar o carro à inspeção

O primeiro passo é realizar a inspeção tipo B, que confirma que o carro está apto a circular em Portugal. No final, será emitido o certificado de inspeção modelo 112.

2. Obter o número de homologação no IMT

Deve dirigir-se ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para registar a homologação do veículo. Em alguns casos, o COC poderá ser suficiente, noutros, é necessário atribuir um número de homologação nacional. Se o modelo de veículo que quiser legalizar já tiver sido previamente legalizado em Portugal então já existe no IMTT um número de homologação e não é necessário o COC.

3. Preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) e pagar o ISV

A DAV deve ser submetida até 20 dias úteis após a entrada do carro em Portugal, presencialmente na Alfândega ou online, através do Portal Aduaneiro. Depois da submissão, é calculado o ISV, cujo pagamento é necessário para obter a matrícula definitiva.

4. Fazer o pedido de matrícula

O passo seguinte é solicitar a atribuição de matrícula junto do IMT e, assim que receber o número, contactar uma empresa especializada para fazer a impressão em chapa. Não se esqueça de subscrever um seguro automóvel antes de começar a circular com o carro novo.

5. Registar o veículo e pagar o IUC

O último passo é registar o carro na Conservatória do Registo Automóvel. Após o registo, será emitido o novo DUA e deverá pagar o IUC até 60 dias após a atribuição da matrícula.

 

Isenção de ISV para quem regressa a Portugal

Se estiver a regressar a Portugal e trouxer o seu veículo pessoal, pode beneficiar de isenção total de ISV, desde que:

  • Tenha residido fora de Portugal durante pelo menos 12 meses
  • Seja proprietário do veículo há mais de 6 meses
  • O veículo seja de uso pessoal
  • O carro não tenha sido adquirido com benefícios fiscais no país de origem

 

Ao considerar a compra de um carro novo noutro país, é importante avaliar todos os custos associados, bem como seguir os passos necessários para legalizar um carro importado em Portugal. Além disso, lembre-se sempre de viajar em segurança, aproveitando as Estações de Serviço Repsol para adquirir produtos que otimizam a vida do seu veículo.