210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
sistemas de aerotermia

Sistemas de Aerotermia: o que são, como funcionam e vantagens  

Aerotermia? Diz-lhe alguma coisa? De facto, são vários os termos e conceitos do mundo da energia. Com a evolução tecnológica, e com vista ao objetivo de redução de emissões de CO2, são cada vez mais as soluções energéticas que contribuem, por um lado, para a neutralidade carbónica, como também para uma maior eficiência energética.

Neste artigo, explicamos as vantagens de um sistema de aerotermia, e de que forma poderá potenciar esta solução em prol de uma maior poupança energética, uma vez que em Portugal uma grande parte do consumo energético de uma habitação vai para o controlo da temperatura ambiente 

O que é a aerotermia e como funciona? 

 

A aerotermia é uma energia renovável, que aproveita a energia térmica contida no ar para soluções de climatização. Com recurso a bombas de calor, mediante um ciclo termodinâmico, os sistemas aerotérmicos permitem não apenas proporcionar aquecimento para as habitações, como também refrigeração e, ainda água quente sanitária, garantido a ausência de emissões em casa.

As bombas de calor elétricas extraem a energia contida no ar, mesmo quando as temperaturas são negativas e utilizam essa energia para climatização. Este tipo de sistemas é mais eficiente do que as caldeiras convencionais, o que permite uma maior poupança energética, e, para além disso, são menos poluentes do que outras soluções de climatização existentes. 

As bombas de calor de última geração, de um ponto de vista regulatório, são consideradas renováveis, e isso é possível graças à utilização de fluídos refrigerantes, que permitem a extração do calor do ar. 

Para funcionar, a bomba de calor necessita dos seguintes componentes: 

  1. Evaporador: é responsável pela troca entre a energia do ar e o refrigerante, que se evapora nesta fase. 
  2. Compressor: movido por um motor elétrico, transforma a energia e aumenta a pressão do fluido refrigerante, elevando a sua temperatura. 
  3. Condensador: aqui, o refrigerante volta ao estado líquido, havendo uma transferência de energia. Esta liberta-se, controlando a temperatura do ambiente e aquecendo a água. 
  4. Válvula de expansão: reduz a pressão e a temperatura do refrigerante, devolvendo-o ao evaporador e iniciando um novo ciclo. 

Quais são as vantagens de um sistema de aerotermia? 

O sucesso destes sistemas está relacionado com as inúmeras vantagens que oferece. Estas não só contribuem para a sua poupança energética, como é amiga do ambiente. Apresentamos-lhe as seis maiores vantagens

Quais são as vantagens de um sistema de aerotermia? 

 

O sucesso destes sistemas está relacionado com as inúmeras vantagens que oferece. Estas não só contribuem para a sua poupança energética, como é amiga do ambiente. Apresentamos-lhe as seis maiores vantagens.

1. Eficiência energética

Os sistemas de aerotermia oferecem-lhe um elevado nível de eficiência e de desempenho. Isto porque utilizam o ar como fonte de energia. Além disso, podem ainda ser integrados com outros sistemas de energia renovável, como a solar, para aumentar a sua eficiência. 

2. Amigo do ambiente

Esta é uma opção sustentável para o aquecimento e arrefecimento da sua casa, uma vez que não emite gases com efeito de estufa e não gera resíduos tóxicos. Estes sistemas têm, ainda, a capacidade de filtrar e purificar o ar, melhorando a sua qualidade. Uma vez que é uma solução sustentável, a sua compra e instalação está abrangida pelos programas de apoio do Fundo Ambiental

3. Económico

Apesar de exigir algum investimento inicial, as bombas de calor aerotérmicas contribuem para reduzir a sua despesa energética e, juntamente com um Plano de Eletricidade e Gás à medida das suas necessidades, poderá conseguir poupanças energéticas significativas. Estes sistemas, como utilizam energia apenas para transportar o calor e não para o produzir, acabam por ter um consumo muito inferior a outras soluções com o mesmo desígnio.  

sistemas de aerotermia

 

4. Versatilidade

Estes sistemas são uma solução integral. Para além de se conseguirem ligar a qualquer emissor térmico, são também versáteis nas suas funções. Um único sistema consegue climatizar todos os espaços da sua casa, tanto para aquecimento como refrigeração, e ainda lhe possibilita aquecimento de água. 

5. Manutenção

O custo de manutenção destes sistemas é relativamente baixo. A principal razão deve-se ao facto dos seus componentes serem simples e duradouros. Adicionalmente, não acarretam riscos, uma vez que não existe combustão, fumos ou sujidade, o que torna a sua manutenção também mais fácil. 

6. Silêncio e conforto

A aerotermia consegue-lhe proporcionar conforto a vários níveis. Por um lado, é um sistema silencioso, dado que não produz nenhuns ruídos. Esta vantagem é bastante importante, já que não se torna disruptivo no ambiente em que se insere. Por outro lado, proporciona-lhe conforto térmico, ajudando a manter a temperatura do ambiente agradável.

Como conseguir mais eficiência energética com um sistema de aerotermia? 

 

E se lhe disséssemos que, mesmo com todas estas vantagens, ainda é possível aumentar a eficiência dos seus sistemas? As bombas de calor por si só já têm um elevado nível de eficiência energética. Os sistemas de aerotermia conseguem manter-se eficientes mesmo com temperaturas extremas, sejam elas muito baixas ou altas.

Apesar do seu já bom desempenho, estes sistemas conseguem ser ainda mais eficientes quando combinados com outras energias renováveis. Esta união de forças é considerada também como um tipo de aerotermia: a híbrida. Pode combinar a energia aerotérmica com a solar, através de painéis, usufruindo dos benefícios destes dois sistemas. Desta forma, pode produzir a eletricidade para a bomba de calor aerotérmica funcionar, conseguindo rapidamente controlar a temperatura da sua casa e aquecer a água. Com isto, pode potencializar a eficiência destes sistemas de duas formas: 

  • Consumo programável: sabendo quando é gerada mais energia pelos painéis solares, pode tirar um maior partido desse pico para colocar os sistemas a funcionar em conjunto. 
  • Energia armazenada: o excedente de energia produzida pelos painéis solares pode ser armazenado nos sistemas aerotérmicos e utilizado mais tarde. 

Ambos os sistemas, aerotérmico e solar, foram evoluindo para conseguir otimizar a sua utilização em conjunto, de forma a potencializar a eficiência energética. Por um lado, os sistemas de aerotermia são já capazes de acumular energia excedente para funcionar posteriormente. Por outro, os sistemas solares conseguem estimar a energia que vão produzir para que os sistemas funcionem na sua máxima capacidade.

Para complementar esta eficiência energética, poderá contratar diferentes Planos de Eletricidade e Gás, considerando as diferentes vantagens de cada um dele. A título de exemplo, com um Plano de Eletricidade com uma tarifa indexada, poderá aproveitar as horas em que a energia é mais barata, sem pagar o prémio de risco associado á contratação de uma tarifa fixa. O importante é perceber quanta energia poderá gerar e otimizar e qual o melhor complemento para poupar energia.