Painel fotovoltaico e solar: diferenças e características principais
Os painéis fotovoltaicos e os painéis solares são tecnologias essenciais para a produção de energia renovável, aproveitando a radiação solar para gerar eletricidade ou calor. Embora muitas vezes os termos sejam usados indistintamente, é bom saber as diferenças entre ambos e as respetivas características técnicas.
Os painéis fotovoltaicos são dispositivos que convertem a luz solar diretamente em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Este fenómeno ocorre quando a luz solar incide sobre células fotovoltaicas, compostas por materiais semicondutores como o silício. A energia solar é convertida em corrente elétrica, que pode ser usada para abastecer edifícios, equipamentos ou ser injetada na rede elétrica pública.
Características principais dos painéis fotovoltaicos:
Os painéis solares térmicos, por sua vez, utilizam a energia solar para aquecer um fluido, normalmente água. A radiação solar é captada pelos coletores, que aquecem o fluido, utilizado em sistemas de aquecimento de águas sanitárias, para aquecer ambientes ou piscinas.
Características principais dos painéis solares térmicos:
Embora ambos os tipos de painéis utilizem a energia solar, as suas funções e tecnologias são bastante distintas:
Finalidade:
Tecnologia:
Utilização:
Custo e manutenção:
A resposta a esta questão depende das necessidades específicas e da aplicação pretendida.
Cada tecnologia tem a sua função específica e a escolha entre painéis solares ou fotovoltaicos depende das necessidades de quem os utiliza. Para produção de eletricidade, os fotovoltaicos são a melhor solução mas, para o aquecimento de água, os solares térmicos são mais adequados. Pode complementar a sua produção doméstica de energia com a contratação de um Plano com a tarifa de eletricidade indexada e aproveitar as horas em que a energia é mais barata e juntar ainda descontos noutras energias.