A frase é famosa e levou, inclusive, a bons momentos de televisão a culpa é da humidade. Pois bem, não queremos que seja mais e, por isso preparamos este artigo para explicar como evitar a humidade, para que não tenha este problema em sua casa.
De facto, a prevenção é mesmo a solução, neste caso, não apenas para não ter de lidar com problemas nos equipamentos ou no próprio imóvel, até porque no primeiro ponto poderá contratar um serviço Apoio de um dos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol, mas mesmo para não desenvolver algum problema de saúde.
A humidade pode trazer muitos problemas, além de fazer de qualquer habitação um pesadelo. Mais quais são as causas? Saiba que existem três causas distintas para o aparecimento de humidade. Pode ter humidade por condensação, por capilaridade ou por infiltração. Mas, para cada uma delas, existe uma solução que pode ser realizada por profissionais desde que estejam habilitados para resolver este tipo de problemas.
A humidade por condensação é capaz de ser a razão mais comum para existir humidade no interior da casa dos portugueses. Este tipo de humidade começa a aparecer quando o vapor de água produzido pela habitação entra em contacto com zonas frias o que acaba por formar gotas de água, dando origem ao clima perfeito para a humidade.
A humidade por capilaridade não é tão comum e surge quando o isolamento da habitação é insuficiente. Neste caso, a água entra na casa através de pequenos canos que podem surgir na base dos edifícios devido à falta de isolamento que separa o chão do pavimento da habitação.
A humidade por infiltração pode causar graves problemas à estrutura de um prédio ou moradia. Acontece quando a água penetra diretamente no prédio e, devido a falhas de construção, entra na estrutura central deste, provocando, assim, alguns danos.
Para evitar que a humidade se acumule na sua casa vamos deixar-lhe algumas dicas que poderá seguir para reduzir ou evitar este problema.
Deve utilizar esta recomendação não apenas para evitar a humidade, mas também para manter a boa qualidade do ar. Ao ter uma casa arejada, além de evitar problemas como a humidade, também ajuda a manter um estilo de vida mais saudável e a evitar doenças que possam surgir devido à fraca qualidade do ar.
A ventilação não precisa de ser excessiva, vinte minutos, duas ou três vezes por dia, já fazem toda a diferença.
Deve ter plantas em casa, mas nunca em excesso. As plantas ajudam bastante a melhorar a qualidade do ar, pois conseguem agir como um filtro tanto para as impurezas, como para a humidade. Diferentes plantas cumprem diferentes funções. Enquanto algumas plantas secam o ar, outras plantas podem tornar o ar mais húmido, por isso, além de manter a casa arejada, certifique-se de que coloca as plantas certas.
É certo que a roupa, quando acaba de sair da máquina de lavar, liberta vapor de água devido ao calor da lavagem. Se estender a roupa em casa esta humidade irá ficar no ar. Se não tiver ventilação, essa mesma humidade demorará ainda mais tempo a sair.
Assim, procure estender a roupa no exterior, pois, além de evitar a humidade que pode surgir no interior da casa, também poupará na fatura de eletricidade se não utilizar uma máquina de secar.
Geralmente, devido à quantidade de circulação de água, as casas de banho são as áreas da habitação onde se acumula mais facilmente humidade.
Se colocar um exaustor nessa mesma divisão, pode evitar problemas de alojamento de fungos e também melhorar a qualidade do ar da sua casa.
A cozinha também é uma zona onde se pode acumular humidade. Sem ventilação pode causar danos e prejuízos na sua habitação. Devido a este problema, deve cozinhar com o exaustor ligado para que a humidade possa sair da divisão.
Pode utilizar o seu aparelho de ar-condicionado e evitar o aparecimento de humidade. Como? A resposta é simples. Todos os modelos de ar-condicionado estão equipados com um modo seco. Este modo, além de servir como desumidificador, reduz a temperatura da divisão e, dessa forma, também consegue reduzir a humidade que possa existir.
Saber é poder. E como diz este ditado, ao utilizar um termóstato vai conseguir controlar melhor a temperatura da sua habitação. Esta ferramenta tem muita utilidade para manter a humidade fora de casa, pois ao conhecer a temperatura pode antecipar problemas ainda antes de eles acontecerem.
Faça uma verificação periódica às suas canalizações. Ao estar a par dos locais onde corre água, pode evitar problemas com humidade, visto que, se existirem problemas, o mais provável é que comece a ter humidade nas paredes. Como prevenir é melhor que remediar, consulte um profissional para verificar as suas canalizações para perceber se está tudo bem e antecipar possíveis problemas.
Este é um pequeno gesto que pode ter grandes resultados. Os absorventes de humidade são muito eficazes quando colocados nos sítios apropriados. Locais como armários mais húmidos, ou pequenos quartos que não conseguem ter tanta ventilação são as zonas ideais para colocar um absorvente de humidade de forma a retirar o excesso que possa existir ou mesmo a prevenir que esta apareça.
Como já referimos, tanto a casa de banho como a cozinha são zonas onde se instala bastante humidade. Quando estas zonas começam a gerar vapor de água é importante fechar a porta para que a humidade não se espalhe para o resto da casa.
Ao seguir estas recomendações, estamos certos de que conseguirá evitar a humidade em sua casa e manter a casa à temperatura ideal. Para juntar a cereja no topo do bolo, escolha um Plano de Eletricidade e Gás que dê resposta às suas necessidades energéticas e obtenha uma poupança na energia.