A produção de energia em casa é, sem dúvida, um grande avanço e representa uma nova forma de relacionamento com os recursos naturais, no caminho da sustentabilidade, ambienta e social. Apesar destes avanços tecnológicos, o facto de a energia solar, que é a mais utilizada para autoconsumo, não estar disponível 24 horas limitava as valências deste tipo de solução.
O acumulador elétrico desempenha um papel bastante importante no aumento da qualidade de vida no nosso dia a dia. Devido à nossa dependência energética, existem cada vez mais pessoas a aderir ao autoconsumo, através da utilização, por exemplo, de painéis solares. No entanto, a sua produção de energia enfrenta muitas vezes o problema da descontinuidade do fornecimento das energias renováveis, ou seja, se há energia solar suficiente para fornecer a energia que necessita. Esta é uma característica normal das energias renováveis que pode ser resolvida através de um acumulador de energia.
Esta nova tecnologia é uma solução bastante inteligente para o fornecimento contínuo de eletricidade às habitações que utilizam energia renovável. É uma solução essencial para quem recorre ao autoconsumo, visto que permite uma utilização mais eficiente e constante da energia produzida, sem depender da existência de sol ou de qualquer outro tipo de energia renovável. Fique a conhecer como funciona um acumulador elétrico e quais as suas vantagens.
Um acumulador elétrico, ou de energia, não é nada mais do que um equipamento que armazena a energia elétrica. Esta é produzida e posteriormente armazenada quimicamente para a poder usar conforme as suas necessidades. Esta tecnologia segue o mesmo princípio de uma bateria recarregável.
Existem vários tipos de acumuladores de energia, que se dividem essencialmente em dois grupos: conforme a sua composição e o tipo de utilização. No primeiro grupo, os mais comuns são os de:
A forma pela qual pretende gastar a energia armazenada vai também influenciar o tipo de acumulador elétrico que deve escolher. Existem três opções nesta categoria, nomeadamente:
O acumulador de energia é uma solução inteligente para a sua casa porque permite que possa consumir energia renovável consoante a sua necessidade. Este equipamento tem um papel bastante importante na revolução energética. Daí que seja uma solução não só inteligente, como eficiente. Contudo, com o autoconsumo, pode acontecer que exista um desfasamento entre a energia fornecida e a que precisa e é por isso que um Plano de Eletricidade e Gás ajustado às suas necessidades energéticas poderá fazer a diferença.
Com um acumulador elétrico, esse problema torna-se cada vez mais raro. Antes, sempre que havia um excedente de energia e se não a pudesse consumir em tempo real, esta teria de ser devolvida à rede. Agora, pode armazená-la para a utilizar mais tarde, potencializando todo o sistema e até mesmo aproveitar horas em que a energia é mais barata e guardar a energia armazenada para outros momentos do dia. Isto representa uma opção bastante interessante em termos de eficiência energética, sustentabilidade e poupança.
O conceito de funcionamento de um acumulador de energia é bastante semelhante ao de uma bateria. Este faz parte de um sistema ligado a uma fonte de produção de energia e ao quadro elétrico. Visto que a energia elétrica não pode ser armazenada nessa forma, o equipamento tem de transformá-la em energia química no seu interior. Esta fica armazenada até ser solicitada. Depois disso, o acumulador é ativado e a corrente volta a passar por um conversor, injetando eletricidade nas nossas casas.
O autoconsumo trouxe várias vantagens ao quotidiano e à vida das pessoas. Adicionando-lhe um acumulador de energia, pode potencializar muito mais essas vantagens, que vão muito além da poupança na fatura da energia.
O acumulador de energia vai dar-lhe uma maior independência relativamente à rede elétrica pública. O autoconsumo já lhe permitia produzir e consumir energia gerada por si. No entanto, essa energia tinha de ser imediatamente consumida. Caso contrário, teria de recorrer à rede. Com o acumulador elétrico, a energia que consome pode ser armazenada e utilizada posteriormente, aumentando exponencialmente a sua autonomia energética.
É natural existirem picos na oferta e na procura. Esta é uma característica intrínseca às energias renováveis. Como a sua fonte é um recurso natural, nem sempre este está disponível para gerar energia. Isto cria alguma instabilidade no seu consumo. Com o acumulador elétrico, isto já não é um problema. Quando existe uma produção maior de energia, esta é armazenada e utilizada sempre que haja um pico na necessidade.
No seguimento do ponto anterior, este equipamento tem ainda a vantagem de contribuir para uma maior eficiência energética. Visto que a energia produzida não é desperdiçada, passa a ser possível utilizá-la quase toda. Se gasta a maior quantidade de eletricidade durante a noite, o acumulador de energia vai ajudar a utilizar tudo aquilo que produziu durante o dia.
Este sistema está assente na produção de energia de fontes 100% renováveis e limpas. O armazenamento de energia proveniente destas fontes faz com que deixe de recorrer cada vez mais a fontes poluentes. Desta forma, o seu impacto no meio-ambiente torna-se mais positivo. Assim, contribui também para um melhor aproveitamento dos recursos naturais e para a redução da sua pegada de carbono.
Por fim, o acumulador de energia é também responsável por reduzir o valor da fatura da luz. A independência da rede e o armazenamento da energia produzida para autoconsumo faz com que não esteja tão vulnerável ao preço da eletricidade no mercado.
Adquirir um acumulador elétrico para a sua casa tornará o seu dia a dia cada vez mais sustentável. Para poupar na sua fatura de energia e ser mais sustentável, pode também selecionar um plano com eletricidade 100% renovável. Ao contratar um plano de eletricidade da Repsol, pode também aderir ao serviço Apoio e, assim, ter os seus equipamentos sempre protegidos.