A mobilidade, tanto para particulares, como para empresas, é essencial e assume-se, per se, como um avanço que tem permitido o aumento da produtividade e do desenvolvimento, económico e social. No caso específico das empresas, principalmente aquelas que mantêm viva a cadeia logística, as energias selecionadas para a mobilidade da frota têm uma grande importância.
A seleção da energia poderá ajudar na poupança, é um facto, mas não deverá ser esse o único critério. Neste artigo, exploramos as várias energias existentes para mobilidade da sua empresa e quais as vantagens de cada uma delas.
Quais as energias disponíveis para a mobilidade da minha empresa?
Primeiro de tudo, é importante reforçar que não existe energias boas’ ou energias ‘más’, antes energias com caraterísticas próprias e que em função do desenvolvimento tecnológico poderão ter uma preponderância maior ou menor. De uma forma bastante sucinta, apontamos as seguintes energias:
- Combustíveis líquidos (Gasolinas, Gasóleos e Combustíveis Renováveis)
- Gases de Petróleo Liquefeito (GPL)
- Gás Natural Veicular (GNV)
- Eletricidade
Para a sua frota não tem necessariamente de selecionar apenas uma destas energias, porém, em termos de eficiência logística ou de monotorização do desempenho poderá ser uma mais-valia. O mais importante é analisar as necessidades energéticas do seu negócio, a infraestrutura existente, interna e externa, e a capacidade de investimento na modernização da frota.
Analisemos, então, as diferentes energias e as suas potencialidades
Combustíveis líquidos
Nos combustíveis líquidos, os mais conhecidos são a gasolina e o gasóleo. Todavia, estes não são todos iguais. Os combustíveis aditivados têm caraterísticos que os diferem, como já tivemos oportunidade de explicar neste atrigo. Os combustíveis aditivados distinguem-se pela sua qualidade e capacidade de aumentar a longevidade do motor, diminuir as emissões e melhorar a qualidade da condução, pelo que se está a equacionar esta energia para a mobilidade da sua empresa, deverá ter estes atributos em consideração.
Os combustíveis líquidos têm vantagens face aos demais combustíveis, em termos de densidade energética, de abastecimento e reabastecimento e autonomia, mas não é de menosprezar, ainda, a questão logística, uma vez que existe uma infraestrutura montada para a utilização destes combustíveis.
Mesmo dentro dos combustíveis líquidos, ainda existem aqueles que são considerados renováveis, que têm zero emissões líquidas e são produzidos a partir de matérias-primas renováveis e, portanto, garantem uma contribuição efetiva para a luta contra as alterações climáticas. Mais concretamente, são os biocombustíveis avançados, produzidos a partir de resíduos orgânicos dos setores agropecuário e florestal e de óleos alimentares usados, e os combustíveis sintéticos, produzidos a partir de CO2 capturado e de hidrogénio renovável. A Repsol, por exemplo, já lançou este tipo de combustível nas suas estações de Serviço na Península Ibérica.
Gases de Petróleo Liquefeito (GPL)
Para quem não conhece a terminologia, o GPL Auto é, nada mais nada menos, do que o uso do gás de petróleo liquefeito (GPL), como combustível automotivo. É um combustível alternativo, mais económico e amigo do ambiente.
A poupança que é possível com o GPL Auto é notória, sendo uma das razões que leva à compra de viaturas movidas com esta fonte de energia ou à conversão de automóveis que são movidos com combustíveis convencionais. Considerando os últimos meses, o uso do GPL Auto permite uma poupança de até 45% em relação aos combustíveis tradicionais, uma vez que o seu preço é, aproximadamente, metade do da gasolina, embora o consumo seja ligeiramente superior, podendo variar entre 5% e 10%, dependendo do respetivo kit de instalação.
Em relação ao abastecimento, a sua frota também não teria grandes problemas, uma vez que a rede de Estações de Serviço Repsol com esta energia continua a aumentar, de maneira a servir todas as formas de mobilidade. Para além disso, muito dos mitos sobre esta energia têm sido desmistificados ao longo dos anos.
Gás Natural Veicular (GNV)
O GNV, ao contrário do GPL, surge da junção do gás metano, cerca de 90%, e de etano, cerca de 10%. A sua pressão de armazenamento também é distinta, uma vez que é mais elevada: 200 bar, enquanto o GPL varia entre 95 e 110 bar. Por conseguinte, um veículo movido a GNV necessita de depósitos de armazenamento mais sólidos.
Quando este combustível se destina a veículo ligeiros, falamos de GNC (Gás Natural Comprimido), enquanto quando o destino é um veículo pesado, este será consumido de forma liquefeita – GNL (Gás Natural Liquefeito).
Este tipo de energia tem várias vantagens, como, por exemplo, emite menos emissões de CO2 em relação a outros combustíveis, aumenta a durabilidade do veículo, pois o sistema de injeção é mais limpo, o que diminuiu entupimentos e problemas noutras peças.
Tanto o GPL, como o GNV, têm benefícios fiscais, tais como:
- Redução da Tributação.
- Dedução do IVA.
- Redução do IUC.
- Dedutibilidade de gastos com depreciações
Eletricidade
A mobilidade elétrica começa a ganhar o seu terreno, não apenas no segmento particular, aproveitando os incentivos que têm sido lançados, como também nas empresas, muitas delas com metas de redução de emissões. Esta energia poderá ser uma solução para a sua empresa, principalmente se instalar um sistema de carregamento elétrico, que lhe permitirá maior autonomia para os veículos elétricos, uma melhor gestão de consumos e uma maior poupança nos carregamentos.
Como complemento, poderá ter um contrato com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), para a aquisição de um cartão CEME e, assim, complementar as necessidades de carregamento da sua frota.
Ao optar por esta energia, deverá ter em consideração que os motores destas viaturas funcionam de forma diferente e, caso pretenda fazer esta transição mas não tem os meios necessários para renovar a sua frota, poderá adquirir viaturas elétricas usadas, desde que siga estas recomendações no momento da compra.
Qual a melhor energia para a mobilidade da minha empresa?
A resposta é: depende. Como vimos todas estas energias têm vantagens, que poderá potenciar a favor da sua frota. Antes de iniciar este processo de seleção, convém ter resposta a estas questões:
- Qual o tamanho da frota?
- Qual é a tipologia da frota?
- Quantos quilómetros percorre, em média, cada veículo?
- Na empresa, existe a possibilidade de montar a infraestrutura de abastecimento/carregamento?
Por exemplo, se tem uma frota de pesados de mercadorias, a eletricidade ainda não é uma solução, pelo que deverá considerar outra energia para fazer face às caraterísticas e tipologia do seu negócio. Esta, como outras análises, ajudá-lo-ão a perceber qual é a energia mais indicada para a sua empresa, sendo que a Repsol, como multienergética que é, apoia-lo em todo o processo e fornecer a energia que a sua empresa necessita, juntamente com outros serviços que fazem a diferença no dia a dia da sua empresa.
Mas não é apenas na mobilidade que a Repsol lhe poderá fornecer energias, pois tem um conjunto de soluções energéticas que ajudarão o seu negócio a crescer.