A redução de gases com efeitos de estufa é um imperativo categórico para todos os setores da sociedade. Particulares, empresas e sociedade civil têm uma obrigação social para com as gerações vindouras, a obrigação de tornar o planeta terra mais sustentável.
Com a necessidade de transformação energética, surgem novos conceitos, como é o caso da logística verde ou logística ambiental.
O que é a logística verde?
Também designada de logística ambiental, a logística verde é, nada mais nada menos, do que um conjunto de medidas sustentáveis que têm como objetivo reduzir o impacte ambiental do setor logístico. Insere-se na logística verde todos os processos inerentes às operações logísticas, tais como a produção e armazenamento, mas também o próprio packaging, a gestão dos espaços e a economia circular.
Quais são os objetivos da logística verde?
A logística ambiental procurar um equilíbrio entre a componente económica e ambiental. Não pretende uma perda de competitividade ou eficiência das empresas, antes pelo contrário. Com a implementação de algumas medidas é possível o aumento da produtividade, ao mesmo tempo que se respeita o meio ambiente. Estes são alguns dos objetivos da logística verde:
- Diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, através da consciencialização de todos os agentes envolvidos.
- Incorporação de práticas de reciclagem e reutilização de materiais, por forma a tornar a economia cada vez mais circular.
- Utilização racional dos recursos, de maneira a diminuir os diferentes tipos de poluição, desde o solo, passando pela água até ao sonoro.
- Incremento da produtividade com a introdução de novos processos mais eficientes e inteligentes.
- Melhor gestão dos espaços, armazéns e stocks.
Quais são os desafios da logística verde?
O setor logístico, ao longo dos últimos anos, tem iniciado o seu processo de descarbonização, seja com a incorporação de biocombustíveis nos combustíveis líquidos, seja com a utilização de outras soluções que diminuem as emissões de gases com efeito de estufa, como é o caso do AdBlue. Não obstante, ainda são muito os desafios, mas também oportunidades, para tornar a logística mais verde, mais amiga do ambiente, tais como: