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Logística verde

Logística verde: conceito, desafios e recomendações 

A redução de gases com efeitos de estufa é um imperativo categórico para todos os setores da sociedade. Particulares, empresas e sociedade civil têm uma obrigação social para com as gerações vindouras, a obrigação de tornar o planeta terra mais sustentável.

Com a necessidade de transformação energética, surgem novos conceitos, como é o caso da logística verde ou logística ambiental.

O que é a logística verde?

Também designada de logística ambiental, a logística verde é, nada mais nada menos, do que um conjunto de medidas sustentáveis que têm como objetivo reduzir o impacte ambiental do setor logístico. Insere-se na logística verde todos os processos inerentes às operações logísticas, tais como a produção e armazenamento, mas também o próprio packaging, a gestão dos espaços e a economia circular.

Quais são os objetivos da logística verde?

A logística ambiental procurar um equilíbrio entre a componente económica e ambiental. Não pretende uma perda de competitividade ou eficiência das empresas, antes pelo contrário. Com a implementação de algumas medidas é possível o aumento da produtividade, ao mesmo tempo que se respeita o meio ambiente. Estes são alguns dos objetivos da logística verde:

  • Diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, através da consciencialização de todos os agentes envolvidos.
  • Incorporação de práticas de reciclagem e reutilização de materiais, por forma a tornar a economia cada vez mais circular.
  • Utilização racional dos recursos, de maneira a diminuir os diferentes tipos de poluição, desde o solo, passando pela água até ao sonoro.
  • Incremento da produtividade com a introdução de novos processos mais eficientes e inteligentes.
  • Melhor gestão dos espaços, armazéns e stocks.

Quais são os desafios da logística verde?

O setor logístico, ao longo dos últimos anos, tem iniciado o seu processo de descarbonização, seja com a incorporação de biocombustíveis nos combustíveis líquidos, seja com a utilização de outras soluções que diminuem as emissões de gases com efeito de estufa, como é o caso do AdBlue. Não obstante, ainda são muito os desafios, mas também oportunidades, para tornar a logística mais verde, mais amiga do ambiente, tais como:

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1. Utilização de combustíveis renováveis

A eletrificação não é, neste momento, uma solução plena para este setor, pelo que os biocombustíveis, os combustíveis sintéticos ou outros gases renováveis (biometano e hidrogénio) ou com poucas emissões de gases com efeito de estufa (GNL) poderão ser a solução e ajudar este setor na transição energética.

A Repsol tem investido na produção de combustíveis alternativos, por forma a dar resposta não apenas a este setor, como também a outros que têm o mesmo desafio energético, como o setor da aviação ou marítimo.

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2. Entregas last mile

As entregas de última milha, muitas vezes designadas de entregas last mile, são também um desafio para este setor. Com a obrigatoriedade de limitação de emissões em determinadas zonas das cidades, o setor logístico necessita de encontrar soluções mais sustentáveis para fazer entregas nestas zonas. Além da questão ecológica, existem ainda soluções de impacto social como é o caso da Koiki que faz entregas de última milha, com coletivos vulneráveis, em mobilidade suave. Outras soluções de pick-up points como é o caso dos smart lockers também já são uma realidade.

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3. Investimento em processo mais sustentáveis

Como referimos, inserem-se na logística verde todos os processos inerentes à atividade, pelo que o investimento deverá ser direcionado para toda a cadeia de valor e não apenas para a última parte, que é o transporte.

O investimento deverá tornar mais eficiente a utilização dos recursos, privilegiando aqueles que têm um menor impacte ambiental e/ou que podem ser reutilizados.

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4. Transformação paisagística e logística das cidades

As cidades estão, também elas, a repensar as suas infraestruturas para privilegiar a utilização de transportes mais sustentáveis e a ter em consideração a designada “poluição paisagística”. Desta forma, o setor logístico tem ainda o desafio de acompanhar todas estas alterações, de maneira a conviver de uma forma harmoniosa com as novas exigências legislativas dos próprios moradores.

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5. Envolvimento de toda a cadeia de valor

Hoje em dia, é necessário não apenas tomar medidas que reduzam os diferentes tipos de poluição, como também consciencializar todos os agentes envolvidos na operação a seguir o mesmo objetivo. A consciencialização coletiva da pegada de carbono das operações é cada vez mais evidente. 

Recomendações para as empresas implementarem uma logística verde

Existe uma série de medidas que as empresas podem implementar para tornarem a sua operação mais sustentável e (re)posicionar a sua responsabilidade socioambiental para com os seus diferentes públicos. 

  • Procurar rotas mais eficientes. Muitas das empresas, principalmente aquelas que têm a sua principal atividade no transporte, já têm as suas rotas otimizadas para reduzir custos e fazer com que a operação seja mais eficiente. Não obstante, existem atualmente tecnologias que permitem otimizar as rotas, não apenas pela vertente económica, mas também ambiental.
  • Avaliar os fornecedores. A cadeia de valor começa muito antes da entrega, ou até mesmo do armazenamento e gestão de mercadorias. Analise o impacte ambiental dos seus fornecedores em toda a sua cadeia logística e procure consciencializar e estimular a introdução de práticas menos ofensivas para com o planeta.
  • Reconfigurar a estratégia de armazenamento. A tecnologia poderá ajudá-lo a otimizar a sua operação, e mesmo a torná-la mais sustentável, porém a estratégia também tem um papel importante. A introdução de técnicas como a FIFO (first in, first out) ou FEFO (first expire, first out), entre outras, não necessitam de grande investimento tecnológico e poderão fazer a diferença na introdução de práticas relacionadas com a logística verde.
  • Reavaliar a utilizações de embalagens. Caso faça parte da atividade da sua empresa o packaging, repense e reavalie os materiais que são utilizados e procure utilizar materiais biodegradáveis ou que sejam possível a sua reutilização. Se a sua empresa não atua nesta parte da cadeia de valor, deverá, como referido, procurar consciencializar os fornecedores para a adoção de práticas mais sustentáveis.
  • Diversificar a frota. Em certo tipo de veículos, a eletrificação ainda não é uma solução, pelo que deverá continuar atento às novas soluções energéticas para este tipo de veículos. No entanto, caso a sua frota também tenha veículos ligeiros, poderá optar por viaturas híbridas ou elétricas e, assim, responder, diretamente, a três dos desafios da logística verde: utilização de energias renováveis, entregas last mile e acompanhar a transformação paisagística e logística das cidades.