A Inteligência Artificial veio mesmo para ficar. Trata-se de uma das tecnologias mais promissoras deste novo século e promete grandes avanços para os tempos que se avizinham. Tendo por base esta perspetiva, as empresas estão a adaptar-se a estes tempos modernos. Isto porque, ao mesmo tempo que esta nova tecnologia traz inúmeras vantagens, surgem também inquietações sobre os seus possíveis efeitos sociais, éticos e até económicos.
Vários são os artigos que têm inundado as redes sociais e a imprensa sobre as possíveis consequências da utilização desta nova ferramenta. Neste artigo, iremos abordar o impacto da IA nas empresas, nos negócios, nas pessoas, na sociedade e até onde ela pode chegar com toda a sua envolvência.
De que forma a inteligência artificial pode impactar as empresas?
É inegável, a Inteligência Artificial está a transformar o modo como as empresas trabalham, oferecendo-lhes oportunidades únicas de crescimento e otimização. A partir de uma análise de grandes volumes de dados, a IA pode auxiliar os negócios a identificar comportamentos e tendências que, sem esta ferramenta, poderiam facilmente passar despercebidos. Isto possibilita uma tomada de decisões mais conscientes e esclarecidas com base em provas, ampliando a eficácia e a produtividade nas empresas.
Para além disto, a Inteligência Artificial pode ser uma aposta na automatização das tarefas diárias, que muitas das vezes se tornam repetitivas e até aborrecidas, possibilitando que os colaboradores se foquem em atividades de carácter mais estratégico e criativo. Com a ajuda da automatização, pode-se reduzir custos operacionais e melhorar todo o workflow nas empresas, desde a linha de produção até ao serviço de apoio ao cliente.
Como podem as empresas utilizar a inteligência artificial para melhorar os seus processos?
As empresas podem começar a usar a inteligência artificial de várias maneiras para melhorar todos os seus processos. Um bom exemplo disto é a aplicação dos chatbots e dos assistentes virtuais no serviço de apoio ao cliente, que podem ter a tarefa de responder às perguntas mais frequentes e resolver de forma simples, rápida e eficaz vários problemas e situações. Isto visa melhorar a experiência que o cliente tem com o serviço ou produto que pretende e, em simultâneo, libertar recursos humanos para se focarem e lidarem com questões complexas que precisem de mais atenção e tempo.
Outra aplicação da inteligência artificial é a possibilidade que existe de personalizar serviços e produtos com base em comportamentos, hábitos e até preferências dos clientes. A partir de uma análise de dados comportamentais, as empresas têm a oportunidade de oferecer dicas, recomendações e, até, ofertas exclusivas e personalizadas, melhorando a percentagem de fidelização de um cliente e impulsionando as vendas.
A Inteligência Artificial pode, também, ser usada na gestão de stocks, gerindo encomendas e devoluções, provocando, assim, uma melhoria significativa na área da logística. Tudo isto resulta em operações mais eficientes com vista à redução de custos e recursos.
Desta forma, a Inteligência Artificial pode não só ajudar as empresas e os negócios a identificar novas oportunidades no mercado, como também no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing mais eficientes. Com a análise de dados sobre o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado, as empresas podem, desta forma, atualizar todas as suas abordagens comerciais para fazer face às necessidades singulares dos seus clientes.