5 passos para uma boa gestão de resíduos industriais
Uma boa gestão de resíduos industriais envolve uma série de etapas e de processos para garantir que os resíduos são produzidos, armazenados, transportados e tratados de uma forma responsável e eficiente, evitando qualquer tipo de contaminação.
Entenda e defina a hierarquia de gestão de resíduos
Identificar e classificar os tipos de resíduos produzidos num dado processo industrial deve ser o ponto de partida para as boas práticas de gestão de resíduos.
Nesta fase, devem ser recolhidos dados sobre os processos de produção e a caracterização dos resíduos quanto à sua composição, origem, níveis de toxicidade e de perigo. Esta fase pode ser acompanhada por uma análise dos processos com vista à implementação de práticas de minimização de resíduos. O que pode incluir a otimização de processos de produção, a reciclagem interna de materiais, a redução de desperdício, bem como a procura de alternativas de produtos ou processos mais sustentáveis.
Identifique uma área segura para armazenar
Depois de identificados e classificados é fundamental garantir que os resíduos são recolhidos corretamente na fonte, evitando a contaminação cruzada. Para este efeito, utilize recipientes e embalagens apropriados para o armazenamento temporário dos resíduos, assegurando a inexistência de libertação involuntária dos mesmos. Para além disso, é fundamental que os locais de armazenamento de resíduos sejam bem organizados e absolutamente seguros.
Organize o processo de recolha e tratamento
Determine se os resíduos podem ser tratados internamente, para reduzir perigos de contaminação. Se assim for, siga os passos previamente estabelecidos e garanta que o processo é acompanhado por especialistas. Caso contrário, assegure o seu encaminhamento para instalações de tratamento adequadas, em conformidade com as regulamentações ambientais.
Considere os regulamentos obrigatórios e a monitorização do processo de gestão
Cumprir todas as regulamentações locais, nacionais e europeias relacionadas com a gestão de resíduos industriais é fundamental para evitar multas e contaminação indesejadas. Por isso certifique-se de que está a cumprir a lei, assegurando as licenças necessárias e cumprindo os requisitos em todas as fases do processo de gestão de resíduos. Realize auditorias e monitorizações regulares, com equipas especializadas para garantir que os processos estão em conformidade e a funcionar eficazmente.
Em função da área, atividade e localização de cada empresa, são estabelecidas diferentes normas, uma vez que nem todas as empresas necessitam da mesma legislação.
Aposte na formação da equipa
Além destes passos, é fundamental educar e formar os funcionários sobre práticas seguras de manuseio de resíduos, bem como promover a consciencialização da importância da gestão responsável dos resíduos industriais em toda a organização, não apenas nos profissionais que têm um contacto direto com esta fase.
A gestão de resíduos industriais é uma parte essencial da responsabilidade social corporativa e da sustentabilidade, pois ajuda a proteger o meio ambiente e a comunidade circundante, além de garantir que as empresas cumpram as suas obrigações legais e éticas.
A Repsol, devido à sua experiência nas mais diversas áreas de produção, poderá apoiar os seus parceiros em todo o processo, inclusive na transição energética, com a disponibilização de energias neutras em carbono. Se a sua empresa necessita de um impulso, deverá considerar o Programa Portugal 2030 e aproveitar todos os apoios e incentivos existentes.