A subida dos preços da energia, exacerbada pelos acontecimentos internacionais, levou muitos Governos a adotar medidas para conter este comportamento inflacionista dos mercados grossistas. No caso de Portugal e Espanha, foi criado o Mecanismo de Ajuste Ibérico, que veio definir um limite aos preços do gás natural usado na produção da eletricidade.
Desde então, e em conjunto com outras medidas, os preços da energia começaram a estabilizar e a surpreenderem, inclusive, os vários agentes do mercado, mas, quando se fala em tarifa de eletricidade indexada ao preço da energia transacionada no mercado grossista, ainda existem alguns receios, apesar de já muitos especialista já terem abordado este tema e explicado que, efetivamente, é possível poupar com este tipo de tarifa e o risco não é assim tão grande, desde que se acompanhe a evolução do mercado.
Mas quais as vantagens das tarifas indexadas para a sua empresa? Como pode poupar com a adoção deste regime em detrimento das tarifas fixas habituais? Neste artigo, organizamos toda a informação que precisa de saber para que a sua empresa poupe com uma tarifa indexada.
Quais são as vantagens de uma tarifa de eletricidade indexada?
Optar por tarifas indexadas pode representar uma poupança acima dos 50%, no entanto, requere uma atenção permanente aos valores de mercado. Nas tarifas indexadas os preços são estipulados com base no custo de produção de energia deixando ‘cair os intermediários’. Ou seja, os produtores de energia colocam à venda a energia que produzem ou estimam produzir; a partir da comparação entre a oferta (dos produtores) e a procura (dos comercializadores) é estabelecido um preço para a eletricidade (designado de Spot). Nos leilões diários de energia o cliente pode comprar a sua energia, evitando pagar a margem de lucro dos comercializadores.
Assim, a tarifa indexada da eletricidade é uma estrutura de preços em que o custo da eletricidade está vinculado ao Índice de Preços ao Consumidor (CPI). As vantagens para uma empresa são significativas e passam por:
- Previsibilidade de preços: com uma tarifa de eletricidade indexada, os clientes conseguem facilmente estimar o valor que vão pagar pela eletricidade, visto que o preço está vinculado a um índice absolutamente transparente. Num mercado sujeito a tantas flutuações como o da energia, esta previsibilidade pode ser estratégica para as empresas, assegurando um melhor planeamento e uma maior eficiência no controlo dos gastos.
- Preço justo: as tarifas indexadas evitam gastos com prémios de risco e outros encargos pagos aos comercializadores de energia na modalidade de tarifa fixa.
- Equidade: a tarifa indexada pode ser mais justa para os clientes do que uma tarifa fixa porque o preço da eletricidade é baseado nas variações do mercado. Isto significa que os clientes pagam mais quando o custo de produção de eletricidade é mais caro e menos quando é mais barato.
- Incentiva a eficiência: esta modalidade incentiva os clientes a usar a eletricidade de forma mais eficiente porque são diretamente afetados pelo preço de produção. Quando a eletricidade é mais cara, os clientes têm um incentivo maior para reduzir o consumo de energia e adotar práticas de eficiência energética, que são também mais sustentáveis.
Ao acompanhar diariamente o mercado grossista, as empresas têm a possibilidade de adaptar os seus consumos aos momentos em que a energia é mais barata, bem como possibilita antecipar alterações nos preços. Vantagens que podem antecipar uma série de circunstâncias relacionadas com as flutuações dos preços da energia e aumentar a poupança.
Existem diferentes ciclos horários, mesmo numa tarifa indexada?
Mesmo com uma tarifa indexada, uma empresa pode escolher os ciclos horários mais convenientes e ajustáveis às suas necessidades. Por exemplo, se tiver um negócio em que parte do trabalho é realizado em horário Vazio (entre as 22h e as 8h), escolher a tarifa bi-horária ou tri-horario será o mais vantajoso para as finanças da sua empresa. No caso dos ciclos horários é, por isso, fundamental que analise bem as características do seu negócio para fazer a escolha certa aliada a uma tarifa indexada.
Para selecionar o melhor plano para a sua empresa tenha em consideração vários aspetos do seu negócio avaliando as seguintes variáveis:
- Tensão.
- Potência a contratar que está relacionada com a tensão necessária para o seu negócio.
- Ciclo horário.
Escolher o método adequado às suas necessidades é o primeiro passo para uma gestão inteligente de energia. Saber exatamente quais os seus gastos e ser capaz de interpretar os dados do mercado grossista da eletricidade são premissas fundamentais para fazer escolhas certas. As equipas da Repsol podem ajudá-lo a analisar todos os fatores necessários para selecionar o plano ideal para a sua empresa.
O Plano Leve Pro Sem Mais constitui uma solução em que, mesmo com uma tarifa de eletricidade indexada, a sua empresa poderá moldar o Plano em função das suas necessidades, selecionando a potência e o ciclo horário mais apropriado. Tudo à distância de um clique ou de um telefone, com um acompanhamento personalizado e uma gestão transparente, simples e verificável.