Quais as diferenças entre os ciclos WLTP e NEDC?
Os ciclos WLTP ou NEDC apresentam, nitidamente, algumas diferenças. Este último, durante os testes, utilizava perfis de condução teóricos e suaves. Ora, estes perfis não eram de todo representativos da condução real. Ao contrário do ciclo agora em vigor, este não previa as condições ambientais médias e sobrevalorizava o efeito das novas tecnologias.
Assim, o NEDC foi substituído pelo WLTP porque este último apresentava provas mais extensas e exigentes. É importante sublinhar que ambos os ciclos são procedimentos de laboratório. No entanto, o mais recente, nos seus testes, baseia-se em condições reais da condução, ponderando outros fatores relevantes. Ou seja, considera perfis de condução mais dinâmicos. Desta forma, este ciclo tem a capacidade de obter valores mais próximos da realidade.
Vantagens e desvantagens dos ciclos WLTP e NEDC
Os ciclos WLTP e NEDC apresentam vantagens e desvantagens. No caso de este último ciclo, as suas vantagens passavam pelo facto de ser mais simples e barato de realizar. Isto poderia ser um fator de redução do custo de desenvolvimento de novos veículos. No entanto, de entre as suas desvantagens, podemos nomear especificamente o facto de ser menos realista. Por isso, é que houve necessidade de transitar para o que se encontra agora em vigor.
Já no que diz respeito ao WLTP, é bastante vantajoso apresentar valores de consumo do combustível e emissões de CO2 mais próximos da realidade. Além disso, é também mais exigente. Por essa razão, os veículos têm de ser mais eficientes para obterem os valores de consumo e de emissões de CO2 dentro dos padrões estipulados. No entanto, este ciclo é bastante mais complexo. Sendo assim, é mais caro também de realizar. Por isso, pode contribuir para aumentar o custo de desenvolvimento dos veículos novos.
Em conclusão, ambos os ciclos WLTP ou NEDC são utilizados para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Isto porque ainda existem em circulação carros que foram homologados com os testes antes de setembro de 2018. No entanto, o ciclo em vigor, o WLTP, é, sem dúvida, mais preciso e realista. Por isso, torna os carros mais eficientes para conseguirem atingir os padrões base estabelecidos.