Seja um dos primeiros a conhecer a nossa oferta Solar
A instalação de painéis solares ou de um sistema solar é uma realidade cada vez mais comum. Afinal, os painéis solares fotovoltaicos constituem um investimento que permite reduzir os gastos com energia, aumentam o valor da sua casa, via melhoria da eficiência energética, além de contribuírem para a sustentabilidade do planeta
No entanto, existem algumas variáveis a considerar no momento de pensar em avançar para a instalação de um sistema fotovoltaico: as necessidades energéticas do local de consumo, a exposição solar da sua casa, o espaço disponível para a instalação dos painéis e, ainda, os regulamentos e legislação a aplicar.
Um dos primeiros aspetos a ter em consideração é o potencial solar da sua casa. Por isto entende-se a quantidade de energia solar que pode ser gerada num local ou propriedade.
Para avaliar o potencial solar da sua casa, deve ter em consideração:
Ao avaliar o potencial solar, os proprietários serão capazes de determinar a viabilidade e os potenciais benefícios da instalação de painéis solares para produzir energia renovável. Na verdade, esta análise deve ser a primeira coisa a ser realizada quando pensar num investimento desta natureza.
Antes de avançar com a instalação de painéis solares é fundamental que se informe sobre a legislação em vigor para este efeito. Existem regras específicas, mas também incentivos que podem ser interessantes e um apoio importante no arranque da empreitada.
Entre os primeiros passos que deve dar a este respeito destaca-se o conhecimento das regras de licenciamento e pedidos de registo. No Portal da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) encontra toda a informação sobre este assunto. Em Portugal, o Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro, reúne as informações legais referentes ao controlo da produção de energia.
Deve saber, ainda, que as regras a seguir relacionam-se com a potência da UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) que pretende. Por exemplo, UPAC até 350 watts não necessita de qualquer tipo de comunicação formal ou de seguro, enquanto uma instalação superior a 350 watts necessita de registo na DGEG e de seguros, podendo até necessitar de uma licença de exploração e produção (no caso de instalações acima de 1 Megawatt (MW)).
Após realizar a sua avaliação prévia e de definir as suas necessidades chega o momento de avançar com a compra e instalação dos painéis solares. Neste momento, pode ser importante obter uma avaliação profissional. Para tal, considere contratar um profissional para avaliar e validar o potencial solar da sua casa, garantindo que faz as opções certas.
Outro aspeto importante depois de definido o orçamento e da escolha da opção que mais se adequa às suas necessidades, passa por considerar, no momento da contratualização, os requisitos da manutenção e os custos, tendo também em conta as condições de garantia.
Uma vez instalados os painéis solares, deverá prestar atenção a determinados aspetos e comportamentos, por forma a garantir que tudo está a funcionar corretamente e este está a gerar a energia projetada, em função da potência instalada.
Deverá garantir que os módulos instalados estão intactos. Caso um dos sensores tenha uma placa danificada, cortada ou com um aspeto diferente dos demais, é porque tem um problema na sua instalação. O painel solar, mesmo que esteja ligeiramente rachado, continua a funcionar, apesar de produzir menos energia.
Caso a instalação esteja montada com painéis solares em paralelo, a caixa de junção irá proteger contra defeitos elétricos. Por isso, se verificar que esta caixa está quebrado ou derretida, deverá contactar de imediato um profissional para que possa substituir.
No caso de os painéis estarem instalados no telhado da habitação, não deverá realizar esta verificação diretamente, mas sim contactar um técnico especializado, mesmo que tenha conhecimentos de eletricidade.
Um profissional, habilitado para o efeito, deverá perceber se a tensão da instalação está a funcionar corretamente.
Para conseguir efetuar esta verificação, irá necessitar de um multímetro, de maneira a controlar a corrente contínua. Tal como a tensão, a medição da corrente ideal estará refletida na folha dos módulos, pelo que se encontrar alguma anomalia, deverá entrar em contacto com um técnico.
Poderão surgir outros problemas na sua instalação solar fotovoltaica, como, por exemplo, com o inversor solar, que se irá refletir imediatamente na produção, ou uma deterioração dos cabos elétricos, que diminui a eficiência.
Para todos os problemas, existe uma solução. Caso esteja atento aos sinais, poderá identificar precocemente o problema e resolvê-lo, de maneira a que os seus painéis solares funcionem em pleno, tanto para as suas necessidades diárias, como para possíveis injeções na rede.