À medida que aumenta a rede pública, e também privada, de pontos de carregamentos para veículos elétricos, cresce a curiosidade sobre os diferentes tipos de carregamento existentes. Neste artigo, exploramos os diferentes tipos de carregamentos existentes, assim como as caraterísticas de cada um.
O carregamento de veículos elétricos é um elemento essencial na transição para uma mobilidade mais sustentável. Em Portugal, como em muitos outros países, existem diferentes modos de carregamento para veículos elétricos e diferentes tomadas, conforme as diferentes necessidades e contextos. Estes modos de carregamento variam desde soluções mais simples e lentas até opções mais sofisticadas e rápidas, que permitem um carregamento eficiente em menos tempo. Além disso, com o avanço das tecnologias, surgiu o conceito de carregamento bidirecional, que permite uma maior interação entre o veículo e a rede elétrica. A seguir, conheça os principais modos de carregamento disponíveis.
É o mais básico e encontra-se frequentemente em ambientes domésticos. Este modo envolve a utilização de uma tomada padrão, geralmente do tipo Schuko, que é amplamente usada em Portugal. O veículo é carregado diretamente via um cabo que liga os carros elétricos à tomada convencional.
Características principais:
Vantagens e desvantagens:
Este modo é uma melhoria relativamente ao Modo 1, incorporando um dispositivo de controlo no cabo de carregamento e oferecendo uma camada extra de segurança ao monitorizar o processo. Permite estabelecer uma comunicação mínima entre o veículo e a rede elétrica.
Características principais:
Vantagens e desvantagens:
Amplamente utilizado em locais públicos e comerciais, este modo requer uma estação de carregamento dedicada e inclui sistemas avançados de comunicação entre o veículo e a infraestrutura elétrica.
Características principais:
Vantagens e desvantagens:
Este é o mais rápido de todos e utiliza corrente contínua (DC) para carregar diretamente a bateria do veículo sem utilizar os sistemas de conversão AC/DC internos do veículo. Este modo é ideal para situações onde o tempo é um fator crítico.
Características principais:
Vantagens e desvantagens:
O Carregamento Bidirecional é uma inovação emergente que permite aos veículos elétricos não só o consumo de energia da rede, mas também a devolução de energia à mesma rede. Este sistema, também conhecido como Vehicle-to-Grid (V2G), é fundamental para a integração de veículos elétricos como mais uma parte do sistema energético.
Características principais:
Vantagens e desvantagens:
A escolha do tipo de carregamento depende de vários fatores, incluindo a rotina diária, a capacidade da bateria do veículo, a disponibilidade de infraestruturas de carregamento e as necessidades específicas de carregamento rápido. Para carregamentos domésticos, onde o veículo fica estacionado por longos períodos, o Modo 2 é, geralmente, suficiente. Em contextos urbanos ou de trabalho, onde o tempo de carregamento pode ser limitado, o Modo 3 é uma escolha comum. Para viagens longas ou em casos de necessidade urgente, o Modo 4 oferece a solução mais rápida. O carregamento bidirecional, embora ainda no seu início, pode ser uma opção interessante para aqueles que desejam maximizar a eficiência energética e contribuir para uma rede elétrica mais sustentável.
A rede de Estações de Serviço da Repsol tem vindo a disponibilizar cada vez mais pontos de carregamento para veículos elétricos. Ao aderir à Mobilidade elétrica com a Repsol, poderá utilizar o cartão de carregamento em qualquer ponto público existente na rede Mobi.e nacional.