Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados

O projeto Ruas Elétricas é uma iniciativa da Mobi.E, em colaboração com os municípios aderentes, destinada a expandir a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (VE) nas vias públicas. Este projeto, que se insere na rede pública de carregamento, será implementado em 2024 e 2025, tem um orçamento total de 2 milhões de euros. Este valor será utilizado para instalar postos de carregamento em ruas residenciais ou comerciais que não têm parqueamento privado, permitindo que os utilizadores de VE carreguem as suas viaturas enquanto estão estacionadas por longos períodos, como durante a noite ou no trabalho, oferecendo uma alternativa mais acessível e eficiente. Este tipo de infraestruturas tem um impacto reduzido na rede elétrica e permite custos mais baixos para os utilizadores. 

Qual é o âmbito desta iniciativa? 

Este projeto faz parte de uma estratégia mais vasta, alinhada com os objetivos do Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), que estabelece metas de redução de emissões e de expansão das energias renováveis. A eletrificação do setor dos transportes é uma das principais prioridades para cumprir estas metas, e as Ruas Elétricas desempenham um papel nesta transformação. 

Além da instalação de carregadores, a iniciativa visa sensibilizar os cidadãos para os benefícios da mobilidade elétrica, como a redução de custos operacionais e a melhoria da qualidade do ar nas zonas urbanas. Em última análise, visa-se promover a adesão à mobilidade elétrica. 

O meu município aderiu às Ruas Elétricas? 

Para saber se a sua autarquia aderiu à iniciativa Ruas Elétricas contacte diretamente a câmara municipal da sua área de residência. A adesão a este projeto é voluntária e cabe a cada entidade local decidir se participa. 

Quantos carregadores podem ser instalados por município? 

Depende da dimensão populacional: 

  • Menos de 20 mil habitantes: podem instalar 2 carregadores numa única rua, correspondendo a 4 pontos de carregamento. 
  • Entre 20 mil e 100 mil habitantes: podem instalar entre 2 e 4 carregadores, correspondendo a 4 a 8 pontos de carregamento numa rua. 
  • Mais de 100 mil habitantes: podem instalar entre 4 e 6 carregadores numa rua (8 a 12 pontos de carregamento). Também podem optar por distribuir 2 a 4 carregadores em duas ruas distintas. 

As ruas selecionadas devem ter edifícios sem parqueamento privado, estacionamento de longa duração e alta densidade populacional.

-

Como funciona o projeto Ruas Elétricas? 

Através de uma colaboração entre a Mobi.E e os municípios, seguem-se estas etapas principais: 

  1. Manifestação de interesse: as autarquias interessadas, no continente e regiões autónomas, devem submeter uma candidatura, individualmente ou em conjunto com outros municípios. As candidaturas foram apresentadas até 30 de maio de 2024, e, caso o orçamento não seja esgotado, haverá uma segunda fase até ao final de 2024. 
  2. Seleção dos locais: indicação das ruas onde serão instalados os carregadores, privilegiando áreas sem parqueamento privado e com estacionamento de longa duração. 
  3. Autorização e licenciamento: os municípios são responsáveis pela emissão rápida das licenças necessárias para a colocação dos postos e pela utilização do espaço público por um período de 12 anos. 
  4. Instalação dos postos: a Mobi.E e os Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) procedem à implementação, assegurando a infraestrutura elétrica e a sinalização adequadas. É verificada a disponibilidade de potência elétrica nos locais escolhidos. 
  5. Operação dos postos: após a montagem e certificação, os postos tornam-se operacionais. O OPC com a proposta mais vantajosa fica responsável pela sua operação durante 12 anos. 

As infraestruturas ficarão localizadas em 62 município e esta iniciativa é um passo significativo na promoção da mobilidade elétrica em Portugal, apoia a transição energética e contribui para o cumprimento das metas do Plano Nacional Energia e Clima 2030. De reforçar que para poder usufruir deste investimento, assim como dos demais pontos de carregamento públicos da rede Mobi.E, necessita de um cartão CEME (Comercializador Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). 

 

Enquanto este projeto avança, tem já disponível a rede de Estações de Serviço da Repsol com cada vez mais pontos de carregamento para veículos elétricos. Adira à Mobilidade elétrica com a Repsol e utilize o cartão de carregamento em qualquer ponto público existente na rede Mobi.E nacional.