Não sabe o que significa o termo CUI? Já lhe mencionaram este acrónimo, mas não sabia o que era? Nesse caso, este artigo é para si, explicamos-lhe o que significa, quais os seus objetivos e como consultá-lo sempre que necessário.
E o que é o CUI?
O CUI, acrónimo de Código Universal da Instalação, na mesma linha que o CPE, mas tendo em consideração outra energia – neste caso, o gás – permite identificar a instalação de gás natural que tem em casa.
Tal como o CPE, o código não pode ser alterado e é único e intransmissível. É fixado pela distribuidora, no dia em que faz o ramal da ligação. Sempre que é realizada uma nova ligação de gás natural, precisará de solicitar um novo CUI para essa mesma instalação.
Poderá obter o Código Universal da Instalação junto dos operadores das redes de distribuição, caso não o consiga obter junto do antigo inquilino.
O CUI é composto por diferentes carateres, sendo que todos eles têm um elemento identificador próprio:
- O “PT” corresponde à identificação do país, neste caso Portugal.
- O CUI tem quatro números que dizem respeito ao Operador de Rede, identificando-o desta forma.
- Existem 12 carateres numéricos que são o Código de Identificação Local.
- E, não menos importante, duas letras que representam a Check Digit.
Como identificar o CUI
Pode encontrar o seu CUI numa das faturas do seu atual fornecedor de gás, logo na primeira página, uma vez que a identificação do CUI nas faturas é obrigatória. O local específico da página, poderá, contudo, variar de comercializador para comercializador. Na Repsol, preparamos um conteúdo interativo para que possa ver todos os elementos das faturas.
Qual a diferença entre o CUI e o CPE?
De uma forma simples, o CPE é o código que identifica o seu contador de eletricidade e o CUI é o código que permite identificar a instalação de gás natural que tem na sua casa.