É uma daquelas pessoas que se preocupa com o impacto do seu consumo no ambiente e na sua carteira? Se assim for, provavelmente já se perguntou mais do que uma vez se os programas ECO dos eletrodomésticos são realmente úteis.
Tornaram-se populares porque são anunciados como uma forma de consumir menos água e energia, mas quanto é que se pode realmente poupar com um eletrodoméstico em modo ECO? Neste artigo, explicamos em pormenor tudo o que precisa de saber sobre estes programas e como contribuem para a eficiência energética.
Esta função foi concebida para funcionar de forma eficiente. Ao selecionar este modo, o aparelho ajusta o seu funcionamento para consumir menos energia, sem comprometer o desempenho.
Para o efeito, em função da tipologia de aparelho, regula-se um certo número de parâmetros para que este utilize menos recursos possível, o que permite controlar os gastos energéticas, mas não só. E por falar em gastos energéticos e em poupança, deverá querer conhecer os Planos de Eletricidade e Gás da Repsol, de maneira a conseguir uma poupança em toda a energia. Um Plano de Energia aliado a bons hábitos de consumo, como a utilização do modo ECO nos aparelhos sempre que é possível, é meio caminho andado para a poupança.
O programa ECO é mais do que um simples botão no seu aparelho, representa uma forma inteligente de utilizar os recursos. E fá-lo de várias formas:
No centro desta alternativa está a ideia de utilizar os recursos da forma mais eficiente possível, sem os desperdiçar. Assim, não só o ajuda a gastar menos energia e, consequentemente, poupar na fatura, como também é um passo em direção a um futuro mais sustentável.
A máquina de lavar loiça é muito útil na cozinha, mas é também um dos aparelhos que consome mais energia. Felizmente, o programa ECO faz uma grande diferença neste domínio. Vamos ver quanto:
Considerando uma utilização média, ao definir este programa na sua máquina de lavar louça, gastará aproximadamente menos 45 kWh, o que equivale a cerca de 7 euros por ano, dependendo do preço do kWh que tem contratado. Como vê, este modo não só beneficia o seu bolso, como também contribui para um consumo muito mais responsável.
A máquina de lavar roupa é outro aparelho em que este programa é muito frequente e oferece uma otimização significativa:
Se utilizar esta função em cada lavagem, pode reduzir o seu consumo anual em cerca de 60 quilowatts-hora (cerca de 9 euros consoante o preço do kWh).
Para calcular as poupanças que pode fazer ao optar por esta solução, siga estes passos:
Desta forma, pode ver se é rentável para si alterar os seus hábitos de utilização de determinados aparelhos.
Imagine que utiliza 5 máquinas de lavar roupa por semana e que a sua máquina gasta 1,5 kWh num ciclo normal e 0,5 kWh no ECO. Num ano, o consumo diminuirá 130 kWh. Se utilizar a máquina de lavar louça 4 vezes por semana e esta consumir 2 kWh em utilização normal e 0,7 kWh com lavagem ECO, gastará menos 145,6 kWh por ano. Se o preço por quilowatt-hora na for de 0,12 euros, a poupança total anual será de 33 euros.
Esta é uma pergunta frequente, mas tem uma explicação muito simples: funciona a temperaturas mais baixas e com menor intensidade para poupar energia. Isto pode levar mais tempo a completar o ciclo.
Apesar de durar mais tempo, este modo utiliza os consumos de forma mais eficiente para garantir que não são desperdiçados.
Para além da eficiência, há outras vantagens em optar por este sistema:
Todos nós podemos fazer pequenas mudanças que têm um grande impacto. Os programas ECO são um exemplo de como contribuir para a poupança de recursos e, ao mesmo tempo, reduzir os seus custos.
Optar por este tipo de solução em sua casa é um gesto que a sua carteira agradecerá, mas é também um sinal de compromisso com o ambiente. Se quer envolver-se mais na sustentabilidade da sua casa, explore novas formas de reduzir o seu consumo.