O termo Média Tensão (MT) refere-se ao valor da tensão elétrica que é utilizado para identificar as considerações de segurança de sistema de geração, distribuição e utilização de energia elétrica e representa a diferença média entre o potencial elétrico de dois pontos, localizados entre a Baixa Tensão e a Alta Tensão.
A Média Tensão (MT) destina-se a empresas que têm necessidades energéticas superiores a 200 kVA, como por exemplo, é o caso da indústria automóvel, metalúrgica e hotelaria, principalmente a de grande dimensão.
Nem todos os negócios necessitam de contratar Média Tensão (MT), certos negócios poderão contratar Baixa Tensão (BT), Normal (BTN) ou Especial (BTE), pelo que é aconselhável avaliar previamente as necessidades energéticas do negócio, por um lado, e, por outro, se estão reunidas as condições técnicas de alimentação.
Para iniciar este processo, poderá solicitar o pedido de ligação através do formulário online da E-Redes.
A diferença entre estas duas tensões está na potência. A Baixa Tensão (BT) é utilizada por Clientes residenciais e pequenas empresas, que não necessitam de uma potência não tão alta – a BT tem uma potência entre 1,15 kVA e 41,4 kVA. Já a Média Tensão é indicada para Clientes industriais que necessitam de uma potência maior.
Em alguns casos, a Média Tensão (MT) é, também, distribuída para os Clientes de Baixa Tensão (BT).
A Repsol oferece uma solução de Média Tensão para os seus Clientes profissionais, com o seu Plano Leve Pro Sem Mais, em que a tarifa de eletricidade é indexada e o Cliente pode selecionar o ciclo horário que melhor serve os seus consumos energéticos.
Outras leituras interessantes