Quando pensamos em economizar energia em casa, muitas vezes esquecemo-nos de um aliado presente nas nossas tarefas domésticas: o ferro de engomar. Saber quanto este eletrodoméstico consome e aprender dicas para otimizar o seu uso pode fazer toda a diferença na fatura de eletricidade. Vamos desvendar ao longo deste texto os segredos do consumo deste pequeno aparelho e trazemos cinco dicas valiosas para economizar energia enquanto 'passa a ferro'.
Ter o conhecimento sobre o consumo de energia do seu ferro de engomar pode abrir caminho para escolhas mais conscientes e sustentáveis no dia a dia. Afinal, quando procuramos ser mais eficientes em termos energéticos e, por conseguinte, poupar energia, cada detalhe faz a diferença. Ao entender como este eletrodoméstico opera e adotar práticas eficientes, estará também a contribuir para um futuro sustentável.
O consumo de energia de um ferro de engomar está diretamente relacionado com a sua potência. Ferros mais antigos, geralmente, consomem mais energia do que modelos modernos e eficientes. Além disso, a temperatura selecionada também influencia o consumo: temperaturas mais altas exigem mais energia para aquecer a base do ferro e alisar as roupas.
Uma forma de verificar o consumo do seu ferro de engomar passa por consultar a etiqueta de classificação energética presente no aparelho. Essa etiqueta informa qual o consumo médio do ferro em Watts, permitindo que tenha uma noção clara do gasto energético envolvido. Um ferro com 2200 watts (modelo médio), tem um consumo de 2,20 kWh. Para calcular qual o custo deste equipamento durante 2 horas, deverá multiplicar pelos €/kWh da sua tarifa, em função do horário que o está a utilizar.
É também importante estar atento ao tempo de utilização do ferro durante cada sessão em que utiliza. Deixar o ferro ligado desnecessariamente enquanto se distrai com outras tarefas, pode resultar em desperdício de energia. Portanto, certifique-se de que desliga o aparelho sempre que não estiver a ser usado.
Ao escolher um novo ferro de engomar, considere a potência como um fator determinante. Procure por modelos mais recentes e eficientes, com etiquetas de classificação energética indicando um consumo reduzido. Um ferro de engomar com uma potência adequada às suas necessidades garantirá que obtenha bons resultados ao passar as roupas sem comprometer o consumo de energia.
Outro ponto a considerar é a função “desligar automático”. Alguns ferros de engomar vêm equipados com essa funcionalidade, que desliga o aparelho automaticamente após um período de inatividade. Essa característica pode ser uma ótima aliada na poupança de energia e na segurança doméstica.
Antes de ligar o ferro, organize as roupas consoante a temperatura necessária para as passar. Agrupar peças que requerem a mesma temperatura evitará que precise de fazer ajustes constantes, poupando energia.
Ajuste o ferro para a temperatura ideal conforme o tipo de tecido. Passar roupas delicadas em temperaturas mais altas do que o necessário é um desperdício de energia.
Procure passar as roupas numa única direção, evitando movimentos de ida e volta excessivos. Isso torna o processo mais eficiente e consome menos energia.
Um ferro limpo desliza melhor sobre os tecidos, exigindo menos energia para realizar a tarefa. Regularmente, limpe a base do ferro para garantir um melhor desempenho.
Sempre que possível, junte uma abundância de roupa para passar de uma só vez. O ferro estará mais tempo ligado, mas o aquecimento constante consome menos energia do que ligar e desligar o aparelho várias vezes.
Outra indicação útil é aproveitar a energia térmica residual. Ao desligar o ferro alguns minutos antes de terminar a tarefa, pode aproveitar o calor acumulado na base para passar as últimas peças de roupa. Esta prática elementar pode originar uma economia significativa de energia. Além disso, deverá ajustar a utilização do seu ferro em função do ciclo horário que tem contratado, aproveitando as horas em que a energia é mais barata para realizar esta e outras tarefas domésticas.
Claro que um Plano de Eletricidade e Gás, ajustado ás suas necessidades de consumo, o ajudará a economizar energia, pelo que não deverá menosprezar esta passo importante, em conjugação com as dicas que lhe oferecemos.
Não menos importante é a proteção que dá ao seu equipamento. Referimos que, por norma, os equipamentos mais antigos têm um maior consumo, então, poderá pensar em adquirir um novo. Face ao investimento, poderá considerar a contratação de um
Em suma, ao adotar as dicas mencionadas para poupar energia durante o uso do ferro de engomar, não só verá uma redução significativa na sua fatura de eletricidade, mas também estará a contribuir para um consumo mais consciente e sustentável de energia.
Portanto, na próxima vez que precisar de passar a ferro, lembre-se destas orientações essenciais para tornar esta tarefa mais eficiente e económica. Cada pequeno esforço conta, e ao tomar medidas inteligentes para economizar energia, estará a fazer a sua parte para preservar recursos e proteger o meio ambiente.