210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
evitar-acidentes-eletricos

Como evitar acidentes com a eletricidade

A eletricidade é um bem essencial das nossas vidas. Permite que tenhamos a qualidade de vida que de outra forma seria impossível. No entanto, como qualquer outra energia, necessita de algumas precauções, por forma a evitar problemas. Conhecer as medidas de segurança básicas pode ajudar a evitar acidentes graves em casa, sendo que a segurança elétrica começa com a compreensão dos riscos e a implementação de práticas seguras para a sua proteção e da sua família.  

 

Quais são os possíveis acidentes causados pela eletricidade? 

Os acidentes elétricos podem ter consequências sérias, incluindo lesões graves e, em casos extremos, a morte. Alguns dos acidentes mais comuns são: 

  • Choques elétricos: ocorrem quando uma pessoa entra em contacto com uma corrente elétrica. A intensidade do choque pode causar desde um leve desconforto até a acidentes mais graves. 
  • Incêndios: os problemas elétricos são uma das principais causas de incêndios residenciais. Cablagens antigas, sobrecarga de circuitos e equipamentos defeituosos podem provocar estas situações. 
  • Queimaduras: o contacto com uma corrente elétrica pode causar queimaduras severas na pele. Este tipo de lesão pode ser dolorosa e requerer cuidados médicos imediatos. 
  • Explosões: uma faísca elétrica pode causar uma explosão em ambientes onde há gases inflamáveis.
-

Sete recomendações que tornarão a sua casa mais segura 

Respeitar alguns princípios simples de segurança podem reduzir significativamente o risco de acidentes e manter a eletricidade sempre disponível na sua habitação. Aqui tem sete recomendações essenciais: 

Evite eletrodomésticos perto de zonas húmidas 

Água e eletricidade são uma combinação perigosa. Zonas húmidas, como cozinhas e casas de banho, apresentam um risco mais elevado de choques elétricos. Por isso, deverá: 

  • Instalar tomadas estanques: essas tomadas limitam o risco causado pelos salpicos e ar húmido. 
  • Manter a água afastada dos eletrodomésticos: certifique-se de que a suas mãos estão secas antes de tocar em qualquer aparelho elétrico e evite utilizá-los perto de lava-louças, lavatórios, banheiras ou outros locais com água. 

Use sempre equipamento com o fio de terra 

O fio terra garante que em caso de curto-circuito o quadro elétrico dispare, evitando, desta forma, males maiores. Este garante: 

  • Proteção contra choques: se houver um curto-circuito ou uma falha no equipamento, o fio de terra fornece um caminho seguro para a corrente elétrica, evitando que alguém apanhe um choque. 
  • Conformidade com normas de segurança: a maioria dos equipamentos elétricos é projetada para operar com um fio de terra. Se este for removido ou não for usado tal como foi projetado, não só compromete a integridade das pessoas como também viola as normas de segurança. 

Evite os fios descarnados 

Quando a camada isolante se degrada e o condutor elétrico fica exposto, isso representa um risco significativo. Aqui estão algumas práticas para evitar este perigo: 

  • Inspeção regular: verifique todos os cabos e se encontrar algum descarnado ou danificado substitua-o imediatamente. 
  • Use fitas isoladora: para pequenas reparações temporárias, use fitas isoladoras para cobrir os condutores elétricos expostos até se conseguir uma solução permanente. 
  • Chame um eletricista: se não se sentir confortável ou não souber muito bem o que tem de fazer nas pequenas reparações elétricas, peça o serviço de um eletricista certificado. 

Utilize disjuntores diferenciais 

Os disjuntores diferenciais, também conhecidos como disjuntores de corrente diferencial-residual, são essenciais para a segurança elétrica nas residências. Eles comparam a diferença entre a corrente que entra e a que sai de um circuito, desarmando-o imediatamente ao detetar desequilíbrios e são eficazes a prevenir consequências mais graves com choques elétricos. 

Evite sobrecarregar tomadas 

Esta é uma prática perigosa que pode levar a incêndios. Aqui estão algumas dicas para as evitar: 

  • Distribua a carga: não ligue muitos aparelhos elétricos a uma única tomada.  
  • Use extensões de qualidade: se precisar de as usar, escolha as de alta qualidade e com proteção contra sobrecargas. 
  • Conheça a capacidade das tomadas: verifique a capacidade máxima das suas tomadas e certifique-se de que não as excede. 

Mantenha os aparelhos elétricos em bom estado 

Um serviço de assistência técnica poderá ajudá-lo a garantir que os seus equipamentos estão seguros e, em caso de avaria, uma reparação rápida. Para além disso, deverá: 

  • Realizar inspeções regulares: verifique periodicamente todos os seus aparelhos elétricos para detetar sinais de desgaste ou danos. 
  • Reparar os aparelhos: se um aparelho apresentar qualquer problema, não o tente utilizar e faça a sua reparação o quanto antes. 

Educação

A educação sobre a segurança elétrica é essencial para prevenir acidentes.  

  • Ensine a família: divulgue entre todos os membros da sua família os princípios básicos. 
  • Etiquetas de advertência: use etiquetas em áreas de maior risco, ou em equipamentos específicos, para advertir dos cuidados necessários. 

 

Garantir a segurança elétrica em casa é absolutamente fundamental. Tenha atenção aos detalhes, faça a manutenção regular de equipamentos elétricos e, além disso, eduque todos os membros da família sobre os riscos e os cuidados a ter. Procure sempre profissionais qualificados para reparar ou inspecionar alguma situação anómala. Se contratar um dos Planos de Eletricidade e Gás Natural da Repsol, poderá adicionar um serviço Apoio, aumentando, assim, o desconto no kWh e no combustível, bem como a segurança da sua casa.