Todos os dias, a eletricidade entra pelas nossas casas e serve como fonte de energia para o nosso bem-estar. Não obstante, por trás de toda a simplicidade de acender um interruptor e obtermos energia luminosa, existe toda uma cadeia de transporte e distribuição que torna possível este momento que já damos como garantido. Mas como é que a eletricidade chega às nossas casas?
É responsabilidade do operador da rede de transporte (ORT) a atividade de Transporte de Energia Elétrica, que inclui o funcionamento, o planeamento e o desenvolvimento da Rede Nacional de Transporte (RNT). Em Portugal, o ORT é a Rede Elétrica Nacional (REN).
Com os avanços tecnológicos, a rede de distribuição de energia está a ser modernizada e, consequentemente, reforçada para corresponder à crescente procura da sociedade. Com o aumento populacional, a rede de distribuição de energia elétrica tem de crescer e acompanhar os progressos, nomeadamente a crescente necessidade de contadores inteligentes que permitem ao cliente acompanhar, gerir e alterar o seu consumo de energia.
Por outro lado, a rede de transporte, também terá de corresponder à crescente procura e modernização necessárias. Esta rede é, essencialmente, composta por linhas aéreas e cabos de alta, média e baixa tensão,que garantem o transportede energia.
Existem várias formas de explicar o que é a distribuição de eletricidade, mas, de forma simples, é o processo de transportar energia elétrica da fonte de geração até à casa dos consumidores finais, sendo este ato o último a executar quando se trata de fornecimento energético.
O primeiro passo é transportar a energia elétrica ao longo de extensos quilómetros pela rede nacional de transporte energético. Este transporte é feito sempre por linhas de alta tensão (MAT). Após ser transportada por esta rede, chega à rede de distribuição e, aqui chegada, viaja por distâncias mais pequenas até à casa dos portugueses. Estas viagens ocorrem em alta tensão (AT), média tensão (MT), ou mesmo em baixa tensão (BT). Os responsáveis por tudo isto, operação e manutenção da rede de distribuição de energia elétrica, são os operadores de redes de distribuição (ORD).
Por muito grande que seja a viagem que a energia elétrica faz até a sua casa, a velocidade de chegada é sempre muito rápida. Este processo pode ser explicado através dos vários momentos, por onde é feita a distribuição de energia elétrica.
Neste momento, a energia elétrica é produzida em centrais elétricas onde, através de energias primárias conseguem gerar energia elétrica. Estas energias que apelidamos de primárias, tanto podem ser energias renováveis, como energias não renováveis. No caso da Repsol, toda a eletricidade que é comercializada aos Clientes particulares tem origem em energias renováveis.
Após a produção de energia, estas centrais vendem a energia às comercializadores.
Neste momento, a energia é então transformada em energia elétrica e está preparada para ser transportada pelas empresas de distribuição. Este transporte é executado por torres de alta tensão (AT), até às subsestações, por transformadores, que garantem que a tensão é a adequada para cada destino que a empresa de distribuição estabelece.
Tendo como ponto de partida as subsestações, energia elétrica é enviada para as casas mais próximas da estação.
No ponto de vista do consumidor não é possível escolher qual é a empresa que faz chegar a eletricidade a casa, pois a distribuidora é selecionada pela localização do consumidor. Neste momento, tudo o que é resolução de problemas e contadores de eletricidade são da inteira responsabilidade da distribuidora que faz o transporte de energia.
Este é o último momento da viagem. Agora, a empresa que se responsabilizou pela distribuição de energia pode não ser a mesma que define a oferta comercial e muito menos a empresa produtora. Se até este ponto, os Clientes não têm grande escolha, a partir deste momento podem selecionar a comercializadora que oferece melhores condições.
Um operador de rede de distribuição acarreta diferentes funções. A sua atividade só é possível através da atribuição de uma concessão de serviço público, que dá direito à exploração da rede de distribuição regional e de uma licença que permite explorar a rede de distribuição na localidade. Todas as redes fazem parte de uma rede maior, a rede nacional de distribuição de energia.
Logo, as funções de um operador de rede distribuição de energia elétrica são:
Em suma, a distribuição de energia elétrica percorre um longo caminho até chegar a nossa casa, sendo que este caminho é fundamental para termos a possibilidade de selecionar o Plano de Eletricidade que melhor se adequa às nossas necessidades de consumo e, desta forma, conseguirmos uma poupança em energia.
Outras leituras interessantes