Se vai de férias ou apenas aproveitar para descansar uns dias fora de casa, deverá ter em consideração algumas dicas que o poderão ajudar a poupar energia. Ao estar fora da sua habitação, o consumo de energia existe na mesma, uma vez que existem eletrodomésticos que terão de permanecer ligados. No entanto, mesmo nestes casos, há formas de diminuir o seu consumo.
Uma vez que muito possivelmente já irá fazer um investimento na sua estadia fora de casa, pelo menos poupe no consumo de energias com estas dicas que preparamos para si.
Esta recomendação parece óbvia, mas a verdade é que nem sempre é seguida, e não, não estamos a falar apenas de desligar a televisão ou outro equipamento no botão, referimo-nos mesmo ao consumo silencioso ou em stand-by, uma vez que este pode representar até 10% da sua fatura mensal de energia. Quais são estes aparelhos?
Existem também muitas pessoas que antes de sair de casa, ligam as máquinas, por forma a ter a louça ou a roupa lavada no regresso. No entanto, após estas máquinas terminarem os seus ciclos de lavagem, permanecem ligadas, pelo que dever ter atenção.
Independentemente do sistema de aquecimento de água que tenha, deverá aproveitar a sua ausência para o desligar. A não ser que receba pessoas na sua casa enquanto está fora, não necessitará deste equipamento, que, apesar de diminuto, continua a consumir energia.
De facto, alguns sistemas de aquecimento de água, principalmente os mais recentes e evoluídos tecnologicamente, fazem a gestão do consumo de energia e conseguem ser mais eficientes em termos energéticos, mas continuam a consumir energia, pelo que se vai estar fora, opte por desligar.
Como referimos logo no início do artigo, existem equipamentos que, pelas suas caraterísticas, necessitam de continuar a funcionar, é o caso, por exemplo, do frigorífico ou do congelador, que mantêm a sua função de preservação de alimentos. Como vai se ausentar, poderá até se ter precavido e consumido a maioria dos alimentos. Porém, estes são daqueles tipos de equipamento que não devem ser desligados completamente.
Deverá, sim, ajustar a temperatura para um valor mais elevado, diminuindo, assim, o consumo de energia, uma vez que o equipamento, muito possivelmente, terá menos alimentos, pelo que não necessita de tanta energia, e não existirá perdas de frio com os movimentos de abertura.
De facto, se desligar toda a energia no quadro elétrico, garante que os equipamentos permanecem sem consumo, uma vez que a energia não chega a estes. Porém, como vimos, existem equipamentos em que não é aconselhável esta ação tão geral. Ao invés de desligar por completo, verifique quais são as divisões em que, efetivamente, não irá necessitar de energia enquanto se ausentar. Nessas, deverá, inclusive, utilizar o quadro elétrico para garantir que os equipamentos, ou mesmo as luzes, fiquem desligados.
Por exemplo, no caso do micro-ondas, que na maioria das vezes está na mesma divisão que o frigorífico, deverá fazer o exercício de desligar apenas o primeiro, para evitar o tal consumo silencioso.
Se lhe disséssemos que a energia que consome fora de casa, poderá diminuir a fatura de energia na sua casa., nem todos os Planos de Eletricidade e Gás lhe oferecem essas vantagens, mas os da Repsol sim, através das vantagens multienergia, que lhe permitem, ao mesmo tempo, uma poupança na sua mobilidade e em casa.
Vai fazer uma viagem de carro para um destino que fica a mais de 200 quilómetros? Então, nesse caso, possivelmente, também terá de regressar, ou seja, mais 200 quilómetros, que no total perfazem 400 quilómetros. Com as vantagens multienergia da Repsol, poderá, nesse mesmo mês, poupar até 26€. Como?
Não há nada como fazer uma simulação para ver quanto, efetivamente, poderá poupar.
E se vai fazer uma viagem longa, aconselhamos, ainda, a que leia este artigo, de maneira a chegar com segurança ao seu destino e aproveitar toda a comodidade e conveniências das Estações de Serviço Repsol.