Conversão de um automóvel para GPL (gás de petróleo liquefeito) pode ser uma alternativa interessante aos combustíveis líquidos. Mudar carro para GPL permite uma poupança significativa, constituindo uma excelente opção face aos preços da gasolina e do gasóleo.
A utilização de gás de petróleo liquefeito é uma alternativa mais limpa e mais económica que outros combustíveis, proporcionando uma poupança significativa no abastecimento de um veículo. Além disso, existem vários pontos de abastecimento em todo o território nacional, garantindo uma condução cómoda e segura. A Repsol tem uma rede de mais de 90 Estações de Serviço com este combustível. Neste artigo, apresentamos tudo o que é necessário saber sobre a conversão do seu carro para um veículo GPL.
Mudar carro para GPL é um processo complexo que requer conhecimento e equipamentos especializados. Se pondera esta opção, é recomendável que recorra a um instalador certificado, garantindo que a conversão é realizada com segurança. A conversão GPL envolve a instalação de um sistema de combustível GPL que, normalmente, inclui:
O processo de transformar GPL deve ser feito por um instalador certificado, que assegure a inspeção e a certificação e que faça a manutenção do sistema.
Valerá a pena converter um carro a gasolina para funcionar com gás natural? A resposta a esta questão também não é linear e depende de vários fatores, que incluem as seguintes vantagens:
No entanto, mudar carro para GPL apresenta, também, algumas desvantagens, nomeadamente, questões relacionadas com custos iniciais da transformação e com o processo de legalização do veículo. Estas são desvantagens que devem ser tidas em conta no momento de decidir mudar carro para GPL:
Sintetizando, mudar carro para GPL envolve a instalação de um novo sistema de combustível e pode oferecer muitos benefícios, como custos de combustível reduzidos, melhor qualidade do ar e maior longevidade do motor. No entanto, apresenta, também, algumas desvantagens, como é o caso do aumento dos custos iniciais, alcance reduzido e opções limitadas de reabastecimento. Importa, ainda, frisar que a conversão GPL não aumenta o risco de incêndio ou explosão em caso de acidente. Assim, não sendo esta uma preocupação, não hesite em mudar carro para GPL.
A decisão de converter um veículo para GPL deve ser pensada cuidadosamente, tendo em conta as necessidades e circunstâncias específicas do proprietário do veículo. A utilização que se pretende dar ao veículo, por exemplo, é um aspeto que deve analisar previamente, assim como os kits de alteração que existem no mercado e os profissionais que possam fazer a transformação. Primeiro, informe-se e pesquise antes de tomar a sua decisão.
Outras leituras interessantes