O bom tempo convida a churrascos em família e entre amigos para desfrutar de algum tempo juntos. Seja num espaço exterior ou até num apartamento, é possível fazer um churrasco em segurança. Afinal, não são apenas as pessoas que vivem em moradias que podem usufruir deste tipo de momentos. Leia o artigo para descobrir como fazer um churrasco num apartamento.
Por mais que a vontade de fazer churrascos seja muita, a falta de espaço pode dificultar esta tarefa, mas não se preocupe, existe uma solução. Longe vão os tempos onde precisava de grandes grelhadores para aproveitar uma tarde de churrasco. Caso tenha um apartamento, fazer um churrasco a carvão é uma tarefa que pode ser desafiante, por isso, apresentamos uma solução muito prática, a utilização de gás engarrafado para o seu churrasco.
Com uma botija de gás pode fazer um churrasco em casa, sem precisar de muito espaço e garantindo a mesma qualidade, ou até mesmo melhor, uma vez que consegue uma maior controle do calor.
O equipamento mais indicado para fazer um churrasco em casa é o chamada barbecue a gás. Tanto pelo pouco espaço que ocupa, podendo realizar um churrasco num espaço reduzido, como pela comodidade que apresenta, sendo o equipamento ideal para substituir os velhos e grandes grelhadores a carvão que precisam de muita manutenção e cuidado.
Existem muitas vantagens ao optar por um barbecue a gás. Vamos descrever tudo o que precisa de saber para optar por um destes equipamentos.
De facto, um barbecue a gás ocupa muito menos espaço que os convencionais grelhadores a carvão. Estes aparelhos a gás são muito práticos, portáteis e podem ser utilizados, de forma prática, num apartamento, sem nunca precisar de uma grande área exterior ou de realizar algum tipo de investimento adicional. Enquanto um grelhador a carvão é muito utilizado em terraços e pátios devido ao seu tamanho, quando está num apartamento o melhor é mesmo optar por um barbecue a gás, devido ao seu tamanho reduzido e portabilidade. Vai de férias e quer levar o seu barbecue? Não tem problema, para além disso, poderá, no local onde for viajar, encomendar a sua garrafa de gás online, e aproveitar a comodidade e os descontos exclusivos.
Quando comparamos os grelhadores a carvão com os barbecues a gás a limpeza é um elemento claramente diferenciador. Para um grelhador convencional, precisa de carvão, para um barbecue a gás apenas precisa de uma garrafa de gás. Ao queimar carvão num grelhador convencional, este liberta toxinas derivadas da queima do carvão e consequentemente muita cinza, tornando a limpeza numa rotina muito complicada.
Ao contrário de um grelhador a carvão, o barbecue a gás não liberta cinza, sendo mais fácil limpá-lo. Apenas irá precisar de fazer uma limpeza normal, sem grande esforço, após a sua utilização.
As diferenças continuam no controle sobre a chama produzida. Tanto o grelhador a carvão como o grelhador a gás produzem chama. No grelhador a carvão, no entanto, o seu controlo é muito difícil, pois irá sempre depender da quantidade de carvão utilizado e na forma como este vai reagir.
Num grelhador a gás, tem um maior controle sobre a chama, podendo aumentá-la ou diminuí-la de acordo com a sua necessidade e gosto pessoal quanto à forma de cozinhar os alimentos. Desta forma, com o grelhador a gás irá ter muito mais controle sobre a chama e conseguir cozinhar mais facilmente os seus alimentos preferidos comparativamente ao grelhador a carvão.
O processo de preparar o carvão para a utilização do grelhador convencional é demorado. Precisa colocar o carvão, acender a chama, esperar que o carvão comece a queimar e quando este finalmente tiver a temperatura correta é que poderá começar a grelhar. Tudo isto não acontece num grelhador a gás. O barbecue a gás está sempre pronto a ser utilizado, sem necessidade de esperar. Assim, e devido ao controle sobre a chama, o grelhador a gás é muito mais eficaz do que o convencional grelhador a carvão.
Até agora já foi possível perceber que, tanto para a limpeza como para a rapidez e controle, o grelhador a gás é muito mais eficaz. E, se é eficaz nestes aspetos, acaba por apresentar uma maior comodidade de forma geral. De facto, se estiver a pensar comprar um grelhador, opte pelo barbecue a gás. Do controle da chama, à limpeza que é bastante prática, até à rapidez de preparação, este grelhador torna o seu churrasco um sucesso sem grande esforço e com maior comodidade.
Para além disso, a fonte de energia utilizada, o gás embalado poderá ser adquirido online, grande parte das vezes com desconto e, se for Cliente de Eletricidade e Gás da Repsol, ainda usufrui de um reembolso em fatura de 2€.
Definir o tempo de duração de uma garrafa de gás num barbecue vai depender do equipamento, da sua utilização, bem como do tamanho da própria garrafa de gás. Por conseguinte, o ideal será verificar, no momento de aquisição do barbecue a gás, qual o seu consumo.
Outras leituras interessantes