O gás natural é uma energia que pode complementar a energia elétrica da sua casa, uma vez que é uma energia com um grande poder calorífico e com um papel importante na transição energética. Os conflitos internacionais fizeram com que o custo desta energia aumentasse, tornando-a menos económica, não obstante, continua a ser uma energia bastante relevante no mix energético do país e está presente em cada vez mais lares em Portugal.
Se está a pensar em como fazer a instalação de gás residencial, fique a conhecer todos os passos necessários, assim como possíveis custos que poderá ter com esta instalação.
Contratar gás natural na sua casa poderá ser uma excelente opção energética, principalmente se contratar o Plano ideal para si. Por isso, vamos explicar-lhe como funciona ligação desta energia. Importante referir que o facto de o gás natural ser canalizado contribui bastante para a sua segurança. Este é distribuído através da rede pública de distribuição, que transporta a energia desde a sua origem até ao ramal de ligação. É este canal que é responsável por levar o gás natural até à sua casa. No entanto, para que consiga usufruir dele, vai precisar também de uma instalação interna. Ou seja, não apenas da disponibilidade da infraestrutura pública.
Quando se fala sobre como fazer a instalação de gás residencial, isto engloba a construção do ramal de ligação e da rede interna. Esta última é composta por canalização que garante que o gás chega até aos diferentes equipamentos, como o esquentador, o fogão, a caldeira, entre outros. Uma das vantagens desta energia é que tem sempre um fornecimento contínuo, portanto nunca mais terá de se preocupar em ficar, a título de exemplo, sem água quente enquanto está no banho porque o gás acabou. Além disso, os equipamentos de gás natural produzem menos resíduos, duram mais tempo e com menos necessidade de manutenções. Assim, tudo isto torna a sua gestão também muito mais simples.
Se não tiver nenhuma infraestrutura já instalada, terá de construir tudo o que for necessário para fazer a ligação de gás residencial. Como observámos no ponto anterior, a infraestrutura necessária consiste num ramal de ligação da rede pública até à sua casa e da rede interna de gás. Neste caso, deverá solicitar uma inspeção no fim da construção desta infraestrutura e antes do abastecimento. Esta deve ser realizada por uma empresa especializada em instalação de gás residencial, e que seja reconhecida pela DGEG.
Depois deste passo, se os equipamentos cumprirem todos os requisitos obrigatórios, é emitido um certificado. Desde que tenha o certificado consegue proceder aos seguintes passos:
Não é possível fazer a instalação de gás natural na sua casa de forma gratuita. Este é um serviço com custos associados. Como seria de esperar, o custo da instalação pode variar e depender de vários fatores. A localização, a quantidade de equipamentos utilizados e a complexidade da instalação são custos que deverão ser pagos por si. Além disso, o preço da instalação de gás natural também depende da distribuidora.
Uma boa parte dos custos da instalação de gás natural está ligada à construção da infraestrutura de ligação. Para conhecer melhor estes valores, deve contactar uma empresa especializada para saber como fazer a instalação de gás residencial e pedir um orçamento. Caso já tenha a infraestrutura montada, os custos serão bastante menores. Sendo assim, só irá ter de pagar os custos relacionados com a inspeção e a instalação.
Se se está a debater sobre como fazer a instalação de gás residencial, tal como explicámos, o processo é bastante simples. No entanto, é essencial que cumpra todos os requisitos e que contrate os profissionais especializados. Só assim conseguirá garantir a segurança e eficiência da instalação.
Outras leituras interessantes