Sim, os combustíveis líquidos são uma presença significativa em grandes concertos e festivais. Eventos dessa magnitude muitas vezes ocorrem em locais onde a eletricidade da rede é inexistente ou insuficiente para atender às elevadas necessidades de energia. Os combustíveis líquidos, como o gasóleo, são usados para alimentar geradores que fornecem as enormes quantidades de eletricidade para os sistemas de som, iluminação, ecrãs gigantes e outras infraestruturas essenciais. porque têm um alto poder calorífico, o que lhes permite ser a fonte de energia de muitos setores de atividade. O poder calorífico é a quantidade de energia armazenada numa determinada substância e calcula-se a partir da combustão completa da unidade de massa ou de volume. Por conseguinte, quanto maior for o poder calorífico do combustível, maior será a energia contida nele. Além disso, esses combustíveis, dada a sua versatilidade e caraterísticas, são também usados para o transporte e a logística, permitindo o movimento de equipamentos, staff e artistas.
Há várias atividades essenciais nos grandes eventos que usam combustíveis líquidos:
O consumo de combustível em grandes eventos, tal como com outras fontes de energia, pode ser muito substancial e há vários fatores que influenciam:
A adoção de combustíveis 100% renováveis é uma solução viável para reduzir a poluição em grandes eventos musicais. Estes combustíveis, como biodiesel, bioetanol e hidrobiodiesel (HVO), oferecem vários benefícios ambientais quando comparados com os combustíveis fósseis convencionais:
Desafios e oportunidades
Apesar dos benefícios claros, existem vários desafios que impedem a adoção generalizada de combustíveis renováveis:
No entanto, estes desafios também apresentam oportunidades:
Apoio político: incentivos governamentais e regulamentações podem encorajar o uso de combustíveis renováveis.
Avanços tecnológicos: a pesquisa e o desenvolvimento contínuos podem melhorar a eficiência e a relação custo-benefício dos combustíveis renováveis.
Colaborações: parcerias entre organizadores de eventos, fornecedores de combustível e organizações ambientais podem impulsionar a inovação e a implementação.
A transição para combustíveis 100% renováveis nos grandes eventos, sejam de cariz cultural ou desportivos tem um potencial significativo para reduzir a poluição e promover a sustentabilidade. Embora ainda existam desafios, os benefícios ambientais e o crescente apoio às energias renováveis tornam esta transformação promissora, aproveitando a infraestrutura já existente que permite uma mudança energética gradual e inclusiva, sem deixar para trás, por exemplo, quem não tem possibilidade de adquirir uma viatura elétrica. Graças aos avanços tecnológicos e ao aumento da procura por novas fontes de energia mais sustentáveis, espera-se que os biocombustíveis desempenhem um papel significativo.
No caminho para a neutralidade carbónica, todas as energias serão importantes e desempenharão um papel, seja na complementaridade, seja na introdução de características próprias. O mix energético é a solução para os desafios mais prementes das sociedades contemporâneas.