Os veículos elétricos são, cada vez mais, uma solução para a mobilidade urbana e, embora as dúvidas iniciais face à tecnologia que aportam sejam parte do passado, as baterias auto ainda levantam muitas dúvidas aos consumidores. A verdade é que todos os carros, independentemente, da energia que os move, necessitam de uma bateria. No caso dos veículos elétricos, estas desempenham funções mais transversais e preponderantes para o normal funcionamento do veículo.
Neste artigo, explicamos quais as tipologias de bateria automotiva que existem, quais as suas diferenças e principais vantagens e desvantagens, assim como os preços de mercado praticados para que possam esclarecer todas as suas dúvidas.
Existem vários tipos de baterias automotivas fruto dos muitos avanços tecnológicos aos quais temos assistido ao longo dos anos. De acordo com a densidade, potência, ciclo de vida, eficiência, ou velocidade de carga existem diferentes tipologias de baterias auto no mercado, nomeadamente:
Conforme a tipologia de carro, existe uma bateria recomendadas, que deve ser escolhida tendo em consideração as caraterísticas da viatura.
Mas vejamos algumas das baterias existentes.
As baterias de carro de gel são uma variação específica das baterias de chumbo-ácido, projetadas para automóveis. As baterias a gel têm esta designação por causa do estado do eletrólito interno, sendo em gel em vez de líquido. São baterias projetadas para resistirem a descargas profundas.
O facto da base destas baterias ser um gel apresenta algumas vantagens, nomeadamente:
As baterias AGM são um tipo de bateria de chumbo-ácido projetada para oferecer vantagens específicas em termos de desempenho, durabilidade e segurança. Esta tipologia de baterias tem uma matriz de vidro absorvente que separa as placas positivas e negativas da bateria. Esta matriz é composta por fibra de vidro absorvente de ácido, que mantém o eletrólito próximo das placas e evitando vazamentos.
Das vantagens que estes tipos de baterias apresentam, destaque para:
Baterias de gel e baterias AGM são ambas variações de baterias de chumbo-ácido, mas diferem principalmente na forma como o eletrólito é mantido e na estrutura interna. As suas principais diferenças são:
Ambas estas tipologias de bateria auto são resistentes a ciclos de descarga profundos, estão isentas de manutenção periódica e oferecem boa resistência a vibrações.
A escolha entre uma bateria de gel e uma bateria AGM dependerá das necessidades específicas de aplicação, das condições de uso e das preferências do utilizador. No entanto, existem alguns aspetos a ter em conta:
As baterias a gel e AGM são mais caras que as convencionais, variando entre os 200 e os 300 euros, face aos 150 (máximo) de uma bateria de chumbo-ácido. As baterias dos veículos elétricos são bem mais dispendiosas e, quando têm de ser substituídas são um gasto considerável, podendo mesmo chegar a um montante próximo do preço total do veículo.
Independentemente do preço de mercado das baterias, e tendo em conta a enorme variedade que existe, no momento de escolher é importante ter em consideração todos os vários aspetos da equação, nomeadamente o tipo de utilização que pretende dar ao veículo. Este deverá ser o ponto de partida para a análise a fazer sobre qual o tipo de bateria de carro mais adequada.