210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
aquecer-piscina-com-paineis-solares-como-funciona

Aquecer piscinas com painéis solares térmicos: como funciona?

O aquecimento de piscinas com painéis solares térmicos, por vezes também referidos como placas solares para piscinas, é uma solução eficiente e sustentável para aquecer a temperatura da água e, como tal, alargar o período de utilização ao longo do ano. Ao contrário da energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica consegue aproveita o calor do sol para gerar água quente. 

 

Funcionamento do sistema de aquecimento de painéis solares  

Este sistema de aquecimento utiliza diversos componentes que trabalham em conjunto para transferir o calor do sol para a água da piscina.  

  1. Coletores Solares: os painéis solares térmicos, ou coletores solares, são instalados numa área onde podem receber a máxima exposição ao sol. São os responsáveis por captar a energia solar e transferi-la para a água.  
  2. Bomba de circulação: é usada para fazer circular a água da piscina através dos painéis onde é aquecida.  
  3. Filtração: antes de atravessar os painéis, a água é filtrada para remover detritos, evitando entupimentos e danos.  
  4. Transferência de calor: nos coletores solares, a água circula por tubos ou canais aquecidos pelo sol, transferindo esta energia para a água e aumentando assim a sua temperatura.  
  5. Retorno à piscina: a água aquecida volta à piscina, aumentando gradualmente a temperatura da massa total de água.  
  6. Controle de temperatura: um controlador ou termostato verifica a temperatura da água na piscina e nos coletores solares. Quando a temperatura nos coletores é superior à da piscina, a bomba é ativada para iniciar a circulação.  

 

Quantos painéis solares são necessários para aquecer a água?  

A quantidade de painéis solares necessários para aquecer a água da piscina depende de vários fatores:   

  • Tamanho

Piscinas maiores requerem mais energia para aquecer a água, portanto, são necessários mais coletores solares. Uma regra prática para dimensionar a instalação: a superfície total dos coletores solares deve ser um valor entre 50-100% da superfície da piscina. Por exemplo, para uma piscina com 25 m2 de superfície, seriam necessários entre 12,5-25 m2 de coletores solares.  

  • Localização

A localização geográfica influencia a quantidade de radiação solar disponível. Regiões com mais horas de sol diárias exigem menos área de painéis em comparação com as regiões menos ensolaradas.

  • Eficiência

A eficiência dos coletores solares também é um fator crucial. Coletores de alta eficiência podem transferir mais energia para a água, reduzindo a quantidade necessária.

  • Condições climatéricas

A presença de nuvens, a temperatura ambiente e o vento, também afetam a eficiência do sistema. Em climas mais frios ou nublados, pode ser necessário mais coletores para alcançar a temperatura desejada.  

 

Os painéis solares para piscinas são especiais?  

Sim, os painéis solares utilizados para aquecer piscinas são projetados especificamente para essa finalidade. Existem algumas características que os diferenciam:  

  • Material e design 

Os coletores solares para piscinas são, muitas vezes, feitos de materiais como polietileno ou borracha EPDM, em vez de vidro ou metal.  

  • Temperatura de operação  

Os sistemas de aquecimento solar para piscinas operam em faixas de temperatura mais baixas, tipicamente entre 21 °C e 35 °C. Comparativamente, os sistemas solares térmicos para água quente sanitária precisam de atingir temperaturas mais elevadas.  

  • Custo e durabilidade  

Os coletores solares para piscinas podem ser mais económicos devido ao uso de materiais mais simples e ao menor requisito de aquecimento. São projetados para serem duráveis e resistirem quer às condições climatéricas externas, quer aos produtos químicos de piscinas, como o cloro. 

-

Fatores que influenciam a temperatura da piscina 

 

  • Cobertura  

Uma cobertura de piscina pode reduzir significativamente a perda de calor durante a noite e em dias mais frios. Ela atua como um isolante, reduzindo a evaporação e conservando melhor o calor acumulado na água.  

  • Uso da piscina 

Piscinas usadas frequentemente durante o dia beneficiam mais da energia solar direta. Por outro lado, a agitação da água gerada durante o seu uso pode aumentar a perda de calor.  

  • Condições meteorológicas  

Dias ensolarados favorecem o aquecimento, enquanto dias nublados ou chuvosos reduzem a quantidade de solar e, inevitavelmente, a energia disponível para aquecer a água. O vento forte também pode aumentar a perda de calor na superfície da água.  

  • Isolamento  

As piscinas que têm algum tipo de isolamento ao redor das paredes e do fundo perderão menos calor para o ambiente circundante e manterão a água mais quente por mais tempo.  

  • Eficiência do sistema  

A eficiência dos coletores solares e da bomba de circulação é crucial para o desempenho geral. Sistemas bem projetados e bem mantidos garantem uma transferência de calor mais eficiente e com menor perda de energia.  

Para complementar a sua produção de energia, poderá contratar um Plano com a tarifa de eletricidade indexada e aproveitar as horas em que a energia é mais barata. Ora, durante o dia, aproveita a energia renovável e, pela noite, quando a energia tende a ser mais barata, a eletricidade contratada. Desta forma, consegue conciliar a produção própria com a contratação de um Plano, que, no caso da Repsol, permite-lhe descontos noutras energias

O aquecimento da sua piscina através de painéis solares térmicos é uma excelente solução, eficiente e sustentável. Ganhará mais oportunidades de aproveitar, com maior conforto, os seus tempos livres com família e amigos.