Eletricidade e Gás

Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Acepto la política de protección de datos.
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
Contacte-nos

Método de estimativa de faturação

Como são calculados os meus consumos para efeitos de faturação?

A sua faturação é realizada tendo por base leituras reais ou leituras estimadas.

No caso da Eletricidade, caso não tenha comunicado as suas leituras reais, cabe ao Operador de Rede de Distribuição (E-Redes) assegurar a leitura do seu contador de eletricidade de três em três meses.

No caso do Gás Natural cabe Operador de Rede de Distribuição local a leitura do seu contador de gás natural de dois em dois meses.

Todavia, caso não tenha sido possível ao distribuidor aceder ao contador são utilizados métodos de estimativa de consumos.

Sempre que a faturação tiver como base um consumo estimado, o acerto desse período ocorrerá quando nos comunicar as leituras reais ou quando for feita uma leitura ao contador por parte do Operador de Rede de Distribuição.

a) No caso da Eletricidade

Pode optar por um dos seguintes métodos de estimativa de consumo: Perfil ou Consumo Fixo.

Sempre que um Cliente não indique qual o método de estimativa de consumo que pretende, é atribuído o método de estimativa de Perfil.

  • Estimativa de Perfil:  tem por base a definição do consumo médio diário. Caso não exista histórico de consumos, definem-se diversos perfis de acordo com a potência contratada e o consumo anual de energia. Os perfis de consumo são aprovados e publicados anualmente pela ERSE, podendo ser consultados aqui.
  • Estimativa de Consumo Fixo: Tem por base o consumo médio mensal fixo, acordado com o Cliente, a ser faturado nos meses em que não haja uma leitura real ao contador. 

b) No caso do Gás Natural

O consumo estimado de um Cliente com consumo anual inferior ou igual a 10.000 m3 num período de tempo definido e estimado por um dos seguintes métodos:

  • Histórico Homólogo Simples: Tem por base o consumo médio diário no período igual do ano anterior. 
  • Histórico Homólogo Corrigido: tem por base as tendências do consumo nos últimos três meses que são comparadas com os três meses anteriores ao período homólogo. 

Considera ainda as alterações de consumo de um ano para o outro, tais como o aumento ou redução do agregado familiar, ou alterações na utilização dos equipamentos.

Quando o Cliente não indica o método de estimativa de consumo, é-lhe atribuído o método de estimativa Histórico Homólogo Simples.

Poderá sempre garantir o envio das suas leituras reais através:

  • Linha de Atendimento 210 540 000 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional)
  • Área de clientes
  • Junto do Operador de Rede de Distribuição através da Linha gratuita de leituras (800 507 507, 24h/dia)

Em caso de dúvida, poderá ligar para a Linha de Atendimento REPSOL, disponível nos dias úteis das 09.00h às 20.00h, que o ajudará em todo o processo ou no esclarecimento qualquer dúvida.

Número da Linha de Atendimento REPSOL: 210 540 000 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional).